O vereador Arthur Schmidt (PMDB) apresenta hoje no plenário da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, o Projeto de Lei (PL) que inclui no calendário do município o Festival de Cinema Estudantil São Léo em Cine. Após ter sido protocolado na terça-feira (7), o PL seguiu para análise do jurídico da Câmara e foi avaliado pela Comissão de Educação, Cultura e Assistência Social até chegar à discussão, na noite desta quinta-feira o projeto passa pela 1º votação no plenário.

Criado em 2014 e desenvolvido durante a gestão de Arthur como titular da Secretaria Municipal de Educação, o Festival se projetou em todo o Estado, tendo curtas premiados em concursos de várias cidades e, em 2016, ganhou repercussão nacional depois que algumas de suas produções foram eleitas para serem exibidas no Educavídeo, dentro da programação do Festival de Cinema de Gramado.

"O São Léo em Cine é uma atividade educacional que move o imaginário e incentiva o universo criativo de milhares de estudantes desde os anos iniciais até a EJA. A experienciação com o cinema fortalece a aplicação de outras didáticas e práticas pedagógicas que nascem dentro da sala de aula", salienta o vereador. Ele lembra que, por meio do projeto, muitos estudantes acabam tendo o primeiro contato com filmes projetados na grande tela.

O São Léo em Cine é um projeto abrangente que envolve docentes e discentes da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos e todos os gêneros fílmicos de ficção, animação e acessibilidade.  Através de parcerias, desde 2014 foram ofertados cursos de Edição de Vídeo e Fotografia (NTM - SL), Animação Stop Motion e 2D (Projeto Alan Turing - UFRGS), Recursos de Acessibilidade Audiovisual (Tagarellas Audiodescrição e Fundação Liberato), palestra com o cineasta e escritor Tabajara Ruas (SESC-SL) e curtas de ficção na educação com práticas ministradas por Josias Pereira (UFPel), ERD Filmes e Milton do Prado (Usinos) e oficinas ministradas pelos próprios professores da rede municipal que já tinham experiências com o audiovisual.

Após as formações, os professores usam a linguagem audiovisual como recurso pedagógico.   Eles orientaram as produções auxiliando os alunos a roteirizar, montar e editar os curtas-metragens em sala de aula.

 

Foto: Arquivo – São Léo em Cine

[DESATIVADO] Notícias - Ver. Arthur Schmidt - Daiane Mendes (MTB 14582/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.