O vereador peemedebista Arthur Schmidt obteve aprovação unânime em seu primeiro projeto de Lei, o de nº 002/2017, votado em sessão da Câmara Municipal na noite de quinta-feira (02). O projeto, que havia sido retirado de pauta na última semana de fevereiro por solicitação do vereador, foi apreciado nesta primeira semana de março e aprovado por todos os parlamentares da Casa. Nele o vereador institui no calendário municipal da cidade o festival de vídeo estudantil "São Léo em Cine". A matéria promove a discussão e a elaboração de temas do cotidiano vivido pelos estudantes, que são projetados por meio dos filmes estudantis, utilizando a linguagem audiovisual como recurso pedagógico, em produções que os alunos podem roteirizar e editar os curtas-metragens (filmes de curta duração) em sala de aula.

Schmidt, em seu discurso, fez uso de uma citação dos Irmãos Lumière (Auguste e Luís), conhecidos como os pais do cinema: “Se a teoria é rapidamente esquecida, o gesto e a experiência artística ficam no olho, na memória e no olhar”.  Salientou que o projeto ressalta a importância do cinema, e se mostrou muito emocionado pela aprovação em seu 1º projeto de lei. Falou ainda do mérito de alunos e professores que desenvolveram esta excelente proposta pedagógica, agradeceu a presença dos professores e alunos e citou uma das incentivadoras do projeto, a professora Eliane Cândido.  

De acordo com o parlamentar, o projeto “São Léo em Cine” traz para a rede municipal a criação audiovisual com o olhar pedagógico, tornando a Escola mais interessante para o aluno, aproximando estes alunos e fazendo com que se sintam pertencentes a este projeto e à cidade que também é delas. “Trabalhar o audiovisual permite isto às crianças”, discorreu.

O projeto foi criado e desenvolvido no ano de 2014, durante sua gestão como secretário municipal de Educação, sendo o festival projetado em todo o Estado, tendo curtas premiados em concursos. Em 2016, ganhou repercussão nacional, depois de ter algumas de suas produções exibidas no Educavídeo, dentro da programação do Festival de Cinema de Gramado.

Segundo o vereador, os alunos conseguem discutir o que acontece no cotidiano deles de forma pedagógica, através dos filmes com inúmeros temas vividos na sociedade até mesmo por eles, colocando-os como parte de algo, “se sentindo pertencentes a São Leopoldo. Trabalhar o audiovisual permite isto aos estudantes, e eles sentem que o cinema também faz parte da vida deles”, disse.

No encerramento de sua fala, Schmidt chamou o público para assistir à produção de uma vinheta e um curta-metragem elaborados por alunos e professores das escolas municipais de São Leopoldo.

O projeto segue agora para sanção do prefeito Ari Vanazzi.

Confira abaixo a apresentação do projeto.

[DESATIVADO] Notícias - Ver. Arthur Schmidt - Daiane Mendes (MTB 14582/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.