A vereadora Iara Cardoso, líder da bancada do PDT na Câmara protocolou projeto de lei nesta quarta-feira (29), com o objetivo de regulamentar os serviços na rede de saúde do município. A proposta obriga a divulgação da rede de atendimento, urgência e emergência, consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública municipal de São Leopoldo. O projeto foi motivado após visita da vereadora na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Scharlau.
Segundo ela, existe a necessidade de ser divulgado por meio eletrônico e com acesso irrestrito no sítio eletrônico oficial do município, na entrada das unidades de saúde e demais meios de divulgação, a relação de locais de atendimento em saúde, exames e cirurgias na rede pública. De acordo com a proposta cabe a Secretária de Saúde, a divulgação e atualização das informações de todas as unidades que constituem a rede de atendimento, horários e profissionais que atendem na unidade.
Conforme Iara Cardoso a importância da lei se justifica pelo fato que a pessoa doente, não pode ficar se deslocando para vários locais, muitas vezes sem qualquer tipo de orientação. ‘‘ A experiência da UPA Scharlau, já apresentou à gestão municipal a dificuldade do atendimento na rede de saúde, haja vista, que os pacientes procuravam aquela unidade, destinada ao atendimento de urgência e emergências, para situações diversas da sua finalidade’’, comenta.
Segundo ela, com isso os profissionais da UPA não tinham condições de prestar o atendimento adequado. ‘‘Basta que essas informações cheguem até a população, que os serviços na área de saúde beneficiará toda a comunidade e conseqüentemente reduzir os gastos do município’’, conclui.

Notícias - Ver.ª Iara Cardoso - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.