Políticos de diversos partidos, deputados estaduais, vereadores, representantes de entidades sociais e de classe, além de secretários municipais de saúde de cidades vizinhas a São Leopoldo, subscreveram a “Carta em Defesa do Hospital Centenário”, documento apresentado na audiência pública realizada na noite desta segunda-feira (14/8), na Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo. O documento foi proposto pela vereadora Ana Affonso (PT) e conta com o apoio de todas as bancadas e lideranças partidárias.

Além da Carta, o prefeito Ary Vanazzi anunciou que o Hospital Centenário prestará atendimento, na sua totalidade, pelo Sistema Único de Saúde, por meio de um decreto que será assinado ainda esta semana. Também há uma série de outras iniciativas para sensibilizar o Governo do Estado e o Ministério da Saúde a ampliar o repasse de verbas para o Hospital, como a criação de uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa e uma Comissão em Defesa do Hospital, formada por representantes da Câmara dos Deputados.

A líder do Governo Vanazzi na Câmara ressaltou a importância e o empenho de todos os partidos na defesa do Hospital Centenário, tanto no legislativo municipal, quanto na Assembléia e na Câmara dos Deputados. “Esse é um movimento propositivo, que estabelece uma unidade da nossa luta. Primeiro vamos buscar o governo do estado e depois vamos buscar recursos junto à União”, afirmou a vereadora Ana Affonso (PT). Já o prefeito Ary Vanazzi reafirmou que a situação financeira do Hospital Centenário é dramática. “Chegamos ao limite. Precisamos salvar o hospital e, por isso, vamos transformar o Centenário em 100% SUS e assim tentar repactuar a Gestão Plena. Em quatro anos nos vamos repassar R$ 240 milhões”, afirmou o prefeito. Já Andrei Rex, presidente do SindSaúde, afirmou que a repactuação pelo SUS fará justiça ao atendimento prestado pelo Hospital a diversos municípios da região.

Representando municípios atendidos pelo Centenário na especialidade de Oncologia, os secretários de Saúde de Montenegro, Ana Maria Rodrigues, e de Capela de Santana, Jeziel Cardoso, afirmaram que precisam do hospital e são solidários aos movimentos em defesa do Centenário. “Nós precisamos que o Estado e a União cumpram seu papel”, disse a representante de Montenegro.

O deputado estadual Tarcísio Zimmermann, que também é ex-prefeito de Novo Hamburgo, protocolou proposta de audiência pública na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa para tratar da situação do Hospital Centenário. Já o deputado federal Dionilso Marcon (PT) anunciou que vai buscar, em Brasília, agenda para discutir o assunto diretamente com o ministro da Saúde. “Quem precisa ser atendido pelo SUS é o povo que não tem plano de saúde e não tem dinheiro para pagar consultas particulares”.

O presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto, afirmou que “o estado do Rio Grande do Sul não pode achar normal ter uma participação de apenas R$ 235 mil enquanto o município de São Leopoldo investe 41% do seu orçamento em saúde e destes 65% são comprometidos com o Hospital Centenário”.

A audiência pública contou com a presença de mais de 200 pessoas no Plenário da Câmara Municipal de São Leopoldo. Estiveram presente, representantes do Cremers e do Simers, de sindicatos, do Conselho Municipal de Saúd, de secretarias de cidades da região para as quais o Centenário é hospital referência em várias especialidades médicas, vereadores de todas as bancadas, membros do governo municipal e de associações de bairro, além de membros de entidades religiosas do município de São Leopoldo.

 

Notícias - Bancada PT - Alexandre Costa (MTB 7587/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.