A líder da bancada do PDT na Câmara, vereadora Iara Cardoso protocolou o projeto que institui o programa banco de alimentos do município de São Leopoldo e dá outras providências. A proposta segue as orientações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e tem como objetivo captar doações de alimentos e promover sua distribuição, diretamente ou através de entidades previamente cadastradas, às pessoas ou famílias em estado de vulnerabilidade alimentar e nutricional, assistidas ou não por entidades assistenciais.
De acordo com o projeto, cabe ao município, através da secretaria de Desenvolvimento Social, organizar e estruturar o Banco de Alimentos fornecendo o apoio administrativo, técnico e operacional, determinando os critérios de coleta e distribuição. Conforme a proposta para recebimento dos produtos, as pessoas ou famílias deverão estar devidamente cadastradas junto a secretaria. Fica vedada a concessão dos benefícios da lei a duas ou mais pessoas de uma mesma família.
Segundo a vereadora Iara Cardoso o Banco de Alimentos poderá receber ainda gratuitamente para repasse as famílias cadastradas, móveis em bom estado de conservação, utensílios e equipamentos destinados ao preparo dos alimentos, que deverão ser catalogados de forma específica. A parlamentar destaca que o projeto se justifica em face do desmonte dos programas sociais do Governo Federal. ‘‘A fome e o desperdício de alimentos estão entre os maiores problemas que a nossa cidade e o Brasil enfrenta. Com certeza esse Banco de Alimentos vai auxiliar na complementação de refeições de uma parcela da população em situação de vulnerabilidade alimentar’’, destaca.

Notícias - Ver.ª Iara Cardoso - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.