Após se reunir com a direção da Trensurb em setembro de 2017, o vereador Júlio Galperim voltou até a empresa para tratar, entre outros temas, sobre as escadas rolantes das estações de São Leopoldo. Recebido pelo diretor-presidente, David Borille, e pelo chefe de gabinete, Jorge Souza, Galperim agradeceu por problemas já resolvidos, e apresentou novas demandas.

ESCADAS ROLANTES

Após a visita feita pelo vereador em 2017, a Trensurb assinou contrato com a empresa Thyssenkrupp, que será a responsável pelas seis escadas rolantes, sendo duas para a estação Unisinos, e as outras quatro para a São Leopoldo. O diretor-presidente da Trensurb confirmou para Galperim que o prazo para que as escadas estejam funcionando continua o mesmo: início do segundo semestre.

NOVOS TRENS

Apenas quatro, dos 15 novos trens, estão em operação. Ao ser questionado por Galperim, Borille informou que um cronograma será discutido com a empresa responsável pelos trens na próxima semana, mas todos devem estar em operação até o final do ano. O titular da Trensurb ainda afirmou que há um estudo para modernização dos trens antigos, da Série 100, inclusive com a possibilidade de instalação de ares-condicionados, mas ainda sem prazo.

SEGURANÇA

Presidente da Trensurb garante a Galperim instalação de novas escadas rolantes em São Leopoldo

Galperim agradeceu pelo rápido retorno após o primeiro encontro, quando novos profissionais de segurança foram contratos, diminuindo o número de ocorrências de arrastões, que estavam acontecendo semanalmente. Borille ainda ressaltou que são mais de 400 câmeras de vídeo que estão espelhadas com a secretaria de Segurança Pública do Estado, agilizando a ação no caso de alguma atitude ilícita.

FILAS NOS GUICHÊS

Após algumas reclamações chegarem até o gabinete, o vereador recebeu a informação da Trensurb de que deverá ser alterado o sistema de bilhetagem, tornando-o mais moderno, e agilizando a compra dos passes.

AUMENTO DAS PASSAGENS

Outro tema que gerou várias reclamações foi o aumento para R$ 3,30. Segundo Borille, foram 10 anos sem reajuste e, neste período, passou de 17 para 24 o número de trens em operação. Além disso, novas estações foram construídas, houve grande aumento no custo da energia e todos os reajustes aos colaboradores da empresa.

BANHEIROS

Com o reajuste das passagens deverá ser aberta, já nos próximos meses, uma licitação para contratar uma empresa que fará toda a manutenção e conserto dos banheiros, tal como fará o reparo das estruturas.

CICLOVIA

Com o apoio do chefe do setor de Planejamento e Mobilidade Urbana da Trensurb, Tiago Zulian, Galperim irá construir o projeto de extensão da ciclovia que existe sob a elevada. O projeto será enviado ao Ministério das Cidades, que tem verbas disponíveis para este tipo de obra.

[DESATIVADO] Notícias - Ver. Júlio Galperim - Paulo Henrique Machado ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.