Não é difícil encontrar fios ou cabos soltos pelas ruas de São Leopoldo. Para pôr fim a este problema, o vereador Júlio Galperim reuniu-se com representantes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Durante o encontro, que aconteceu nesta segunda-feira (27), Galperim entregou a Moção de Repúdio pela falta de ações para eliminar o grande número de fios e cabos soltos que poluem a paisagem urbana do município. “Não podemos fechar os olhos para este problema. Precisamos sim é acabar com estes emaranhados de fios, contribuindo diretamente para uma melhora na imagem das vias públicas”, disse o vereador, que também ressaltou já ter se reunido com a RGE Sul, empresa responsável pelos postes de São Leopoldo e, consequentemente, pelos fios e cabos dos serviços como telefonia, TV por assinatura e fibra óptica.

Galperim se reúne com Agergs e Anatel para acabar com emaranhados de fios e cabos em postesDe acordo com o representante da Agergs, conselheiro Alcebíades Santini, a Moção apresentada é fundamental para que possa ser anexada ao protocolo de pedido de melhorias para São Leopoldo. “A partir deste documento vamos abrir um processo de fiscalização e cobrança para a resolução deste problema. Por isto é gratificante quando um vereador nos procura para nos apresentar as demandas da região. É um trabalho conjunto, e precisamos deste retorno de quem está direto na região”.

Para o Gerente Regional Substituto da Anatel, Sidney Ochman, é necessária maior ação da empresa RGE Sul, que é responsável pelos contratos com as operadoras que se utilizam dos postes no município.

A melhor notícia partiu do Diretor de Energia da Agergs, Alexandre Jung, que falou sobre a possibilidade de São Leopoldo ser o ponto de partida para um projeto piloto que está em estudo pela RGE Sul. “Sei que a empresa está buscando exemplos que deram certos em outros estados do país. Podemos trabalhar para que São Leopoldo seja o primeiro município a receber tais melhorias”.

O engenheiro da área de fiscalização da Anatel, Maurício Peroni também participou da reunião.

Ao fim do encontro, Galperim ainda lembrou o processo que começará em setembro em Porto Alegre, onde a CEEE iniciará a retirada de fios e cabos em desacordo com as normas de instalação ou que não estejam identificados, sinalizando uso clandestino da estrutura. “É o mesmo que buscamos para São Leopoldo”, finalizou.

[DESATIVADO] Notícias - Ver. Júlio Galperim - Paulo Henrique Machado ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.