Violência contra a mulher é tema central para sua atuação na Procuradoria

“Assumimos a Procuradoria no pior momento político e social da vida das mulheres brasileiras. Em um cenário de ausência de políticas e avanço da violência. Precisamos entender o que está acontecendo e combater o problema a partir da realidade de São Leopoldo”, ressaltou a vereadora.

O contexto atual do Brasil apresenta índices alarmantes de violência contra a mulher. Já foram mais de 200 feminícidios no país esse ano e, em mais de 70% dos casos e das tentativas, o próprio parceiro ou ex-companheiro da vítima é o responsável.

Para a nova procuradora, o desafio é fiscalizar as ações que vêm sendo realizadas em São Leopoldo e mudar os índices de violência no município.

A posse aconteceu na tarde da última sexta-feira, dia 29 de março, teve o plenário lotado e contou com a presença de diversas autoridades representativas da cidade e região.

O mandato da Procuradoria tem duração de um ano e, dentre os objetivos de atuação previstos, dois vão ter prioridade no período de 2019. “São muitas as frentes possíveis de nos colocarmos em razão do cargo de procuradora. Vamos nos focar no recebimento de denúncias de violência e de discriminação contra a mulher, e no encaminhamento dessas demandas para os órgãos competentes. E também na fiscalização e acompanhamento de programas do Governo Municipal que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, e a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias”, reforçou a vereadora.

Cada vez mais, Ana Affonso se coloca como referência nas frentes de luta pelos direitos das mulheres, contra a violência e todos os tipos de opressão que a sociedade patriarcal ainda impõe. Sua trajetória é marcada pela defesa de políticas públicas específicas que priorizem as mulheres e garantam uma inserção social com igualdade.

Como deputada estadual, teve papel importante na elaboração de leis que constituíram o enfrentamento da violência contra as mulheres no Rio Grande do Sul. Entre os projetos que apresentou, voltados para as mulheres, está a criação da Política Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulher, em vigor desde 2013 (infelizmente, tal projeto sofre descumprimento e diminuição desde o governo Sartori). Ainda, no ano passado, enquanto candidata a vice-governadora, Ana Affonso foi expressão de luta e participação da mulher nas políticas públicas de gênero.

A nomeação na Procuradoria Especial da Mulher consolida a atuação que vem sendo construída ao longo da vida pública da vereadora.

 

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Tabita Strassburger (Jornalista Profissional Diplomada - MTB 16.318)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.