A audiência pública sobre o Plano Diretor ocorrida na noite de segunda-feira (10), no legislativo municipal serviu para representantes do executivo anteciparem parte dos ajustes feitos, que já foram encaminhados a casa legislativa. No encontro que reuniu entidades e comunidade em geral, a vereadora Iara Cardoso (PDT) fez a defesa do corredor de ventos do bairro Morro do Espelho.
Com base em estudo técnico denominado ‘‘Mapa Climático do Município de São Leopoldo’’, cujo autor é o meteorologista Eugenio Hackbart, que foi diretor da Rede de Estações de Climatologia Urbana do Rio Grande do Sul e diretor geral da MetSul Meteorologia. Esse estudo foi corroborado por pareceres técnicos do Ministério Público. ‘‘Temos que ter ciência da importância de não acabarmos com esses corredores de vento, oriundos do Litoral, e que cruzam na crista do bairro, especificamente na rua Wilhelm Rotermund, ou quem vai sofrer é a população de São Leopoldo, em especial na área central’’, destaca Iara Cardoso.
A pedetista pediu cautela aos técnicos do governo em relação ao bairro que seria um dos pulmões da área central do município. ‘‘O centro é considerado uma ilha de calor, devido a aglomeração urbana, cuja temperatura é de 3 a 5 graus superior ao restante da cidade, devido a grande quantidade de edificações e poucas área verdes, permitir altas edificações vai agravar ainda mais o problema’’, declara.
Em função das modificações feitas, a vereadora que preside a comissão especial do Plano Diretor, não descarta novas audiências públicas para tratar do assunto.

Notícias - Ver.ª Iara Cardoso - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.