Natural de Horizontina, o pastor Dieterico Adolfo Traugott Krause, 80 anos, casado com Renate Siegried Krause, pai de Mariane Krause Krug, Paulo Krause e Gustavo Krause é o mais novo cidadão leopoldense. Ele recebeu o título na noite de segunda-feira (14), durante sessão proposta pelo vereador Juliano Maciel (PDT). Morador do Morro do Espelho, ele teve seu nome reconhecido pelo trabalho prestado a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), na chamada Igreja do Relógio, onde ingressou em 1967, além de suas contribuições para a conclusão da Igreja da Trindade no bairro Scharlau e da igreja de Pedra da avenida São Borja.
Para o vereador pedetista a homenagem é uma maneira de destacar o trabalho desenvolvido pelo pastor, não apenas na igreja, mas em diversos setores em prol da sociedade de São Leopoldo. ‘‘O pastor tem muitos méritos a serem reconhecidos pela comunidade leopoldense, nada mais justo que este título. Quis o destino que eu pudesse fazer essa homenagem. A sua trajetória é motivo de orgulho para o nosso município’’, comenta.
A sessão que teve momentos de reviver a história e também de muita emoção contou com a participação especial do homenageado no corpo do coral da Igreja do Relógio, que sob a regência de Volmir Jung interpretou Três canções que de certa forma representavam a vida do pastor. Primeiro a usar a tribuna, Gustavo Krause se emocionou ao falar do pai. ‘‘A família tem um profundo agradecimento por essa distinção. É uma responsabilidade muito grande, mas posso dizer que como legado do pai é o amor que ele sente por São Leopoldo’’, diz.
Integrante do Rotary Club Leste, Francisco Belotto destacou o altruísmo e lembrou ainda das ameaças sofridas pelo pastor durante suas andanças pelo Norte do Brasil. Já o ex-vereador Heinrich Krause preferiu os versos de Fernando Pessoa, no poema O Mar Português, para falar sobre a vida do irmão. ‘‘Tenho a certeza que muitas vezes ele se perguntou se valeu a pena ficar longe da família, ou transportando pessoas do Norte para o Sul do Brasil para que aqui pudessem estudar. Nesta noite ele tem a certeza que valeu cada momento’’, revela.
O também ex-vereador Elton Krause fez referência ao estudante de Direito que conheceu na Unisinos e foi responsável por seu casamento. Por sua vez o presidente da Câmara, vereador José Ary Moura (PDT) reforçou a importância do pastor para o município de São Leopoldo. ‘‘Ele tem uma vida dedicada ao ser humano que busca a salvação, este foi o seu destino. Esse reconhecimento é do poder legislativo e nos sentimos honrados em poder compartilhar deste momento’’, declara.
Emocionado, o pastor Dieterico Adolfo Traugott Krause fez questão de agradecer a cada um, mas em especial a família e as demais pessoas que estiveram ao seu lado. ‘‘Certamente existe pessoas com mais mérito para receber este título, mas recebo com muita gratidão e por isso agradeço imensamente ao vereador Juliano Maciel e aos demais que aprovaram essa condecoração. Um pastor sozinho não é nada. Se nós praticarmos o lema da cidade: Fé, cultura e trabalho, com certeza São Leopoldo terá futuro’’ finaliza.

 

[DESATIVADO] Notícias - Ver. Juliano Maciel - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.