A Câmara Municipal de São Leopoldo, através do mandato do vereador Dudu Moraes (PT), realizará na noite da próxima segunda-feira (16) uma audiência pública sobre a Ocupação Justo. O evento acontecerá a partir das 19h na Sede do Botafogo (Av. Padre Santini - Jardim America).

A Ocupação Justo iniciada entre 1998 e 1999 atualmente conta com mais de 2.500 famílias. Além da busca por assegurar seu direito de habitar e viver, os moradores da Ocupação lutam por outros direitos básicos, como saneamento, educação e saúde.

Cabe destacar que esta área nunca cumpriu sua função social e estava abandonada, servindo de local de acúmulo de lixo de "bota fora" das empresas.

Câmara promove Audiência Pública sobre a Ocupação Justo

Ao longo destes anos a ocupação foi crescendo e se organizando. Hoje são cerca de 8.000 pessoas morando nesta área onde a comunidade desenvolve diversos projetos sociais pela Cooperativa Alto Paraíso e pela Tenda do Encontro atendendo centenas de crianças e adolescentes.

Recentemente foram surpreendidos com a substituição da juíza titular do processo que imediatamente encerrou o trabalho de mediação e anulou todos os acordos até então construídos em meses de negociação e que caminhava no sentido das famílias comprarem a área.

O despejo de milhares de pessoas poderá causar um estado de calamidade pública em São Leopoldo. Sendo assim, a Câmara Municipal promoverá audiência pública para debater o tema em busca de alternativas para resolver a situação.

Fotos: Bruno Pereira

[Desativado] Notícias - Ver. Dudu Moraes - Tabita Strassburger (Jornalista Profissional Diplomada - MTB 16.318)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.