Os descartes irregulares de podas de árvores, e o aumento considerável de resíduos orgânicos, que são enviados diariamente ao aterro sanitário podem estar com os dias contados. Tudo em função do projeto do vereador Juliano Maciel (PDT) que institui o programa Composta São Léo, aprovado por unanimidade dos vereadores presentes na sessão da última quinta-feira (12) e que volta ao plenário na sessão desta semana para a segunda, e última votação.
A ideia visa incentivar a prática de compostagem de resíduos orgânicos domésticos em domicílios, instituições públicas ou privadas e condomínios residenciais na cidade de São Leopoldo. Segundo o vereador, tal programa objetiva conscientizar os munícipes sobre a importância da prática, como forma de reciclar os resíduos orgânicos produzidos, bem como objetiva levantar informações pertinentes para a multiplicação dessa prática entre a população leopoldense. ‘‘Vale lembrar que a compostagem é um processo que transforma restos de alimentos e resíduos orgânicos em adubo e reduz a quantidade de material enviado aos aterros da cidade’’, relata.
Coforme Juliano Maciel, a prática da compostagem doméstica diminui os custos de coleta e destinação final, bem como reduz os impactos ambientais produzidos pela presença dos resíduos orgânicos nos aterros sanitários. Além disso, o adubo orgânico produzido pelas composteiras domésticas é benéfico para o solo, já que restitui à natureza parte dos nutrientes retirados pelas colheitas, e pode ser utilizado em pequenos plantios domésticos e urbanos, na agricultura orgânica ou agroecológica e para nutrir árvores da Cidade e de reflorestamento, funcionando como um poderoso estimulante do sequestro de carbono da atmosfera.
De acordo com estudo feito pelo vereador, na União Europeia, por exemplo, cerca de 15% da fração orgânica de seus resíduos é reaproveitada por meio da compostagem. ‘‘Em face do exposto, é conveniente a aprovação da proposta em segunda votação e também a sanção por parte do prefeito, uma vez, que busca fomentar e instituir um programa que estimula a prática da compostagem doméstica em São Leopoldo que se assemelha a iniciativas já em andamento em outros municípios do Brasil’’, destaca.

[DESATIVADO] Notícias - Ver. Juliano Maciel - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.