A vereadora Iara Cardoso (PDT) retorna nesta segunda-feira (06) ao Legislativo Municipal de São Leopoldo, depois de ocupar por sete meses a titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Social. Disposta a seguir seu trabalho em defesa da comunidade leopoldense, a vereadora faz uma reflexão sobre o seu período à frente da secretária, a chegada de Adão Rambor ao partido e seus planos para o decorrer do ano.

1- Depois de um período como secretaria, qual a sua avaliação e o que representou a sua atuação na Sedes para o PDT?
Estive a frente da secretaria em cumprimento de missão designada pelo partido, na esteira de construir um ambiente social mais humano e justo para as pessoas mais carentes do nosso município. Em que pese a crise econômica, o achatamento dos repasses federais e estaduais no financiamento sócio assistencial e o consequente aumento do desemprego, miséria e exclusão, conseguimos avançar nas políticas públicas e nas ações de promoção de emancipação das pessoas em condição de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

2 - Ao sair para a secretária o PDT contava com três vereadores e no seu retorno ao legislativo são quatro com a chegada do vereador Adão Rambor. O que representa isso para o partido?
A vinda do vereador Rambor reforça nossas trincheiras de resistência às investidas do governo federal, contra direitos e garantias constitucionais que vêm sendo atacadas sistematicamente. Somamos no intuito de fortalecer o ideário do trabalhismo, bem como na capacidade de representar os moradores da nossa cidade.


3 - A vereadora Iara sempre se destaca por sua capacidade de formulação e estar sempre ao lado da sociedade. Quais seus planos para a reta final desse ano legislativo?
Neste ano de eleições, diante da crise da pandemia do Covid-19, tudo tende a ser diferente. Atuação no Legislativo, com proposições e projetos de lei, que busquem principalmente a garantia da saúde e da vida das pessoas. Na Secretaria, tive a oportunidade de contribuir de forma decisiva na execução de muitas ações positivas. Na Câmara, pretendo continuar contribuindo com as diversas ações do governo municipal, no sentido de combater a pandemia, manter a cidade limpa e higienizada, zelar pelas pessoas mais carentes, vez que são as que mais necessitam do nosso trabalho. A comunidade pode contar com minha dedicação na elaboração de projetos de lei neste sentido e principalmente, me coloco na condição de porta voz dos anseios da nossa gente.


4 - Estamos em um momento crítico de pandemia. O que a vereadora e ex-secretária de Desenvolvimento Social tem a dizer a nossa comunidade?
Diante desta pandemia do Covid-19, tudo vai mudar na nossa sociedade, no mundo. Ainda não temos uma dimensão da repercussão na vida, saúde, economia e meio ambiente do planeta. Pouco se sabe sobre esta ameaça, enquanto os cientistas e profissionais da saúde, que são verdadeiros heróis, que lutam bravamente para combater este vírus, não avançarem na prevenção e cura, a palavra de ordem é: Cuide-se! Portanto, fique em casa... isso vai passar!

5 - Quem assume a secretaria?
Continuarei como servidora pública, trabalhando na Secretaria de Desenvolvimento Social, contribuindo com os projetos que já estão em execução, principalmente aqueles que visam a proteção das pessoas. Em substituição, Letícia Valéria Muniz assumirá a titularidade da pasta.

 

Notícias - Ver.ª Iara Cardoso - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.