O Rio dos Sinos precisa de mais cuidados

Todos sabemos que a higiene é uma das principais medidas preventivas no combate ao coronavírus. E para que possamos estar constantemente protegidos, precisamos de água para lavar as mãos, roupas e alimentos expostos ao ambiente.
Nos últimos dias, estive às margens do Rio dos Sinos, onde me deparei com uma situação lamentável e agravante. Além do nível baixo da água, o amontoado de lixo descartado de forma incorreta só aumenta.
Encaminhei a Secretaria do Meio Ambiente, um pedido de informação sobre a atuação da pasta questionando sobre ações que precisam ser realizadas de maneira periódica, que contribuiriam muito para sanar a atual situação do rio.
É preciso colocar em prática um plano de gerenciamento para o rio e arroios, realizando a dragagem em determinados trechos para o alargamento e a remoção de material do fundo do rio. Além de um programa de educação ambiental eficaz para a conscientização da população para o descarte correto, assim como mais informações sobre pontos de recebimento de lixo extradomiciliar e o trabalho das cooperativas de reciclagem.
Não podemos esperar a estiagem nos atingir. Precisamos de ações preventivas, como a emenda que apresentei para a perfuração de poços artesianos e a lei já aprovada sobre a limpeza de terrenos baldios e áreas públicas.
Nossa região possui varias entidades voltadas para tratativas em prol do meio ambiente. Não é um trabalho a ser realizado de maneira isolada. É preciso juntar forças e trabalhar na precaução em relação a escassez e alagamentos

Notícias - Ver. Brasil Oliveira - Fernanda Cerveira Poletto ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.