Nesta quarta-feira, dia 8 de julho, às 10h, acontece virtualmente a “Audiência Pública Combate às Notícias Falsas: Apresentação do Projeto de Lei Municipal”. A iniciativa foi proposta pela vereadora Ana Affonso (PT), autora do Projeto de Lei (PL) que busca estabelecer penalidades administrativas para quem divulgar e compartilhar notícia falsa ou difamatória no município de São Leopoldo.

O objetivo da Audiência é apresentar e debater com entidades, profissionais da área, especialistas, a população em geral. “Construir essas propostas e discutir amplamente com a sociedade são movimentos fundamentais e pedagógicos para coibir a criação e o compartilhamento de notícias falsas. E, ainda, contribuem para fortalecer a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, ao trazer à luz a função social da produção informativa e o papel central que os profissionais da área têm”, ressaltou a proponente do PL, vereadora Ana Affonso.

 

 

A disseminação de desinformação ou boatos por meios de comunicação e plataformas digitais, como as redes sociais, têm a intenção de enganar, ludibriar e, muitas vezes, influenciar a opinião pública sobre assuntos de interesse coletivo e público. São conteúdos extremamente prejudiciais à sociedade, pois comprometem a qualidade da comunicação, prejudicam a imagem de pessoas e instituições, além de atacarem o processo democrático de forma agressiva.

Estão confirmadas as presenças da fundadora do “Instituto E Se Fosse Você?”, Manuela D'Ávila, da Deputada Federal e integrante da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News no Congresso Nacional, Natália Bonavides (PT - RN), e do Prefeito de São Leopoldo (PT), Ary Vanazzi. Diversas entidades, movimentos sociais, professores e profissionais da Comunicação, pessoas da sociedade civil de São Leopoldo e do Estado, estão manifestando apoio ao Projeto de Lei e confirmaram a participação na Audiência de quarta-feira.

A atividade acontece pelo aplicativo Zoom, no link https://us02web.zoom.us/j/2247120514. E vai ser transmitida pelo canal da Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo no YouTube e pela página da vereadora Ana Affonso no Facebook.

No âmbito federal, o assunto também está em pauta com projeto que trata das fake news e do impacto que podem causar na sociedade. Na semana passada, dia 30, o Senado aprovou o PL 2.630/2020, que propõe medidas de combate à propagação de notícias falsas, e a previsão é que a Câmara coloque a proposta em discussão nos próximos dias.

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Tabita Strassburger (Jornalista Profissional Diplomada - MTB 16.318)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.