Na noite de quinta-feira, 24 de setembro, a Câmara de Vereadores de São Leopoldo recebeu convidadas e convidados para discutir os problemas de cadastro e de pagamento do auxílio emergencial pela Caixa e alternativas emergenciais e para o pós-pandemia que também contem com fundos estaduais e municipais

A Audiência Pública foi uma iniciativa da Comissão Especial de “Acompanhamento de Ações Relacionadas ao Pagamento do Auxílio Emergencial no Município de São Leopoldo”, presidida pelo vereador Nestor Schwertner (PT), e tendo como integrantes os vereadores Fabiano Haubert (PDT), relator da Comissão, e Adão Rambor (PDT). A Comissão foi criada a partir da necessidade de responder a demandas da comunidade leopoldense quanto às dificuldades de acesso ao benefício. Relatos de problemas diversos, como falhas no acesso à plataforma e ao aplicativo “Caixa Tem”, inconsistências nos dados, ausência de respostas, entre outros, foram se multiplicando ao longo do período de pandemia, e chegaram até os representantes da Casa Legislativa.

Para exemplificar, no Brasil, mais de 2,5 milhões de pessoas ainda têm a situação “em avaliação”, informada no aplicativo, para receber o benefício, conforme apresentou Paola Carvalho, diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Rede Brasileira de Renda Básica. Os dados de São Leopoldo indicam que 60.500 pessoas foram consideradas elegíveis e receberam a primeira parcela do auxílio emergencial. Porém, a cada parcela, estão sendo excluídas pessoas do auxílio emergencial. Houve, porém, uma redução de doze mil famílias no pagamento da quarta parcela do benefício e, no pagamento da quinta, pelo menos, 20.700 tiveram seu direito negado.

O vereador Nestor Schwertner destacou a importância dos dados e gravidade da situação enfrentada pela comunidade. “São números assustadores, dados que ampliam o sofrimento da população. Imagina, se vinte mil pessoas, pelos dados da Rede Brasileira de Renda Básica, deixaram de acessar o benefício entre o primeiro pagamento e o quinto, temos a redução de um terço dos que receberam a primeira parcela e não estão recebendo a quinta. É muito preocupante essa realidade!”, disse Nestor.

Além dos membros da Comissão Especial, a Audiência Pública teve a participação do presidente da Câmara, vereador Júlio Galperim; do prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi; do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) que é o autor do PL 528/2019 que institui no RS a política de renda básica cidadania universal; da assistente social e diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Rede Brasileira de Renda Básica, Paola Carvalho; da secretária municipal de Desenvolvimento Social de São Leopoldo, Letícia Muniz; do técnico judiciário da Justiça Federal e Servidor da Unidade Avançada da Justiça Federal de São Leopoldo, Ricardo Hannecker; da assistente social e Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Leopoldo, Lucirene Alves Leite; da presidenta do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (Condim), Antoninha Della Mea Lima. Também participou da sala virtual, Rejane Bottega, representando o COMDEDICA.

A atividade teve transmissão digital e está disponível no canal da Câmara Municipal no YouTube.

Notícias - Ver. Nestor Schwertner - Tabita Strassburger (Jornalista Profissional Diplomada - MTB 16.318)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.