Nesta manhã, a presidenta da Câmara, vereadora Ana Affonso, participou do ato simbólico de abraço à Escola Estadual Especial Aracy de Paula Hofmann. A atividade foi realizada para mobilizar a comunidade e pressionar o governador Eduardo Leite pela manutenção de turmas da Escola. Em comunicado por e-mail, a 2ª Coordenadoria Estadual de Educação (CRE) havia sido determinado o fechamento de turno que prejudicaria mais de 50 estudantes. 

Na semana passada, a equipe diretiva, o 14º Núcleo do CPERS, representantes do Conselho Escolar, ao CPM, e da comunidade escolar, estiveram reunidos com a vereadora Ana Affonso, no gabinete da Presidência, para debater mais esse ataque do governo do estado à educação. Através da luta e da resistência, foi conquistada a reversão da decisão de fechamento.

"A Constituição Federal garante o direito à educação e à inclusão das pessoas com deficiência. Seria um crime se o governo do estado cumprisse o que havia sido anunciado. Ficamos felizes com o resultado final, mas precisamos de uma manifestação oficial do governo do RS que assegure, de fato, a manutenção do turno e da Escola Aracy e, especialmente, a garantia dos direitos de estudantes e suas famílias", afirmou a presidenta da Câmara, Ana Affonso.

O anúncio de que o turno seria mantido veio do advogado da 2ª CRE, Diego da Rosa, e aconteceu em reunião ainda durante a manhã.

Em sua manifestação, a presidenta da Câmara comentou a alegria com a conquista, mas reforçou que lamenta a postura do governo do RS, lembrando a luta em defesa da educação pública e a realidade de outras escolas que passaram por situações semelhantes, como é o caso da EJA na Escola Hillebrand, na Feitoria, na Escola Estadual Especial Keli Meise, em Novo Hamburgo.

"Estamos atentos e vigilantes e vamos continuar defendendo a nossa comunidade escolar e o acesso à educação de qualidade para todas e todos", afirmou Ana Affonso.

Fotos: Bruno Pereira

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Tabita Strassburger (Jornalista Profissional Diplomada - MTB 16.318)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.