A noite desta segunda-feira, dia 1, foi marcada pela reunião online de lançamento do Movimento Vacina Já em São Leopoldo. A proposta partiu da presidenta da Câmara, vereadora Ana Affonso, e contou com a adesão de diversas entidades da sociedade civil organizada, além de representantes do Legislativo e Executivo.

A reunião teve a presença do prefeito Ary Vanazzi, secretario de Saúde, Marcel Frison, Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, vereadoras Ana Affonso (PT), Nadir Jesus (PT) e Iara Cardoso (PDT), e vereadores Rafa Souza (PDT) e Tiago Silveira (PT). Foram mais de cem participantes entre a sala do ZOOM e a transmissão pelo YouTube.

“Vivemos um momento histórico! Esse é um movimento pela cidadania, com um objetivo muito nobre, pelo direito à vacina para todas e todos. Para nós, a primeira bandeira é a bandeira da vida. Estamos muito felizes com o sucesso e a representatividade dessa reunião! Tenho certeza de que vamos construir mudanças significativas a partir dessa mobilização”, ressaltou a presidenta da Câmara, vereadora Ana Affonso.

Trazendo um levantamento da realidade da pandemia no Brasil, no Rio Grande do Sul e em São Leopoldo, Ana Affonso destacou o quanto o Brasil está atrasado no processo de imunização, em comparação com outros países, e mencionou que, até agora, somente 3% da população leopoldense foi vacinada, pois as doses e remessas que deveriam vir do governo federal não estão chegando. "Cada dia que passa são vidas perdidas que não se recuperam mais. Chega de morte! Vacina urgente, prevenção já!", enfatizou.

Entre os encaminhamentos, buscando dar visibilidade ao Movimento Vacina Já, ficou definido que vai ser elaborada uma síntese da reunião de hoje e um manifesto pela imunização geral e irrestrita da população leopoldense, que vai ser assinado por representantes de entidades, governo municipal, parlamentares da Câmara e pessoas da comunidade que queiram somar forças à mobilização.

Apresentação da proposta inicial de logo para o Movimento Vacina Já.

A ideia é envolver o município como um todo, agregar mais pessoas, promovendo um processo educativo de conscientização da gravidade do vírus e da realidade que estamos vivendo, bem como da importância do processo de vacinação, e do combate ao negacionismo. A articulação vai ser, prioritariamente, pelos meios digitais, com elaboração de abaixo-assinados, vídeos, falas, cards, peças de divulgação, entre outros, com linguagem popular, para chegar ao maior número de pessoas possível.

Os materiais vão reforçar os protocolos sanitários e cuidados no enfrentamento à pandemia, enquanto a vacina em massa não chega, como o uso de máscara, a necessidade de higienização das mãos e dos objetos, e a importância de fortalecer a política do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de conscientizar a população da importância e eficácia da vacina, o Movimento também busca cobrar mais agilidade no cumprimento do Plano Nacional de Imunização, pressionando o poder público estadual e federal para que atuem de forma mais célere e planejada, com a ampliação no número de doses enviadas ao município, para que possa haver vacinação em grande escala.

Várias representações se colocaram à disposição para constituir a coordenação do Movimento Vacina Já, com reunião prevista para a próxima quarta-feira, dia 3, em horário a ser combinado pelos participantes. 

Na sequência, a pretensão é construir um debate interligado com outras cidades da região metropolitana.

 

Encaminhamentos das representações para a Coordenação do Movimento Vacina Já em São Leopoldo:

Engenheiros pela Comunidade – Unisinos, Naiton Luis Gama

Liga Feminina de Combate ao Câncer e Conselho Municipal de Saúde, Rosangela Bueno Leal

EMEF Chico Xavier, Jussara Dias Bueno

Escola Haydée Rostirolla, Rosane Gouveia

EMEI Jardim Verde, Andrea Luciane Câmara

Secretário de Desenvolvimento Social, Fabio Bernardo da Silva

Secretária de Políticas para Mulheres, Margarete Simon Ferretti

Representante da Secretaria do Orçamento Participativo, Ana Cláudia Pinheiro Oliveira

Conselho Municipal de Saúde e da Associação de Lúpus e Outras Doenças Reumáticas do Vale dos Sinos, Izabel Oliveira

Representante do Instituto Lenon e Presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Fernanda Glienke

Representante estadual do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM), Cristiano Schumacher

Diretor-Presidente Sindisaúde Vale dos Sinos, Andrei Rex

Federação Gaúcha de Associação de Moradores e entidades Comunitárias (FEGAMEC), Clarissa Cristiane D'Avila Nogueira

Associação Artecultura para Paz Isaura Maia, Eliene Amorim

Diretor do 14 Núcleo CPERS, Luiz Henrique Becker

Presidenta da Associação dos Funcionários do Semae, Viviane Feijó Machado

Associação dos Moradores do Loteamento Jardim dos Sonhos, Silvia Beck Quadros

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, a Gerente de Gestão de Pessoas e integrante do Centro de Operações de Emergência em Saúde e Educação (COE-E Unisinos), Sandra Lissot

Sindicato Dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região, Gerson Luis Oliveira De Mattos

 

Fotos: Bruno Pereira.

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Tabita Strassburger (Jornalista Profissional Diplomada - MTB 16.318)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.