Entra em pauta de votação nesta quinta-feira (11) o primeiro projeto de lei (PL) de autoria do vereador Falcão (MDB). O PL inclui o parágrafo único no artigo 1º da Lei 7.748 de 20 de agosto de 2012, que trata sobre as publicações obrigatórias dos atos do Executivo e Legislativo no Diário Oficial Eletrônico Municipal.


De acordo com o vereador Falcão, o dispositivo busca mais transparência a atos atualmente não publicados. "Precisamos ajustar a lei para que qualquer cidadão consiga monitorar os atos oficiais, como exemplo uma nomeação ou exoneração de cargos em confiança", explica.

O que diz o projeto
Conforme o texto do projeto, os órgãos da administração pública, direta e indireta, autarquias, fundações e Câmara Municipal, deverão publicar obrigatoriamente no Diário Oficial as Leis do Município, os Decretos, as Ordens de Serviço, as Portarias, as Resoluções; as Súmulas de Editais de Licitações e suas alterações, as comunicações de revogação ou anulação de licitações, as comunicações de julgamentos e habilitações nos procedimentos licitatórios, as comunicações relativas ao registro de preços, os avisos de dispensa ou inexigibilidade de licitação e outros procedimentos derivados do processo licitatório. 

Também se torna obrigatória a divulgação dos Editais de concurso público, homologação das inscrições, resultado dos aprovados e sua classificação, homologação do concurso após julgamento do último recurso, outros atos de concurso; o Edital dirigido aos aprovados em concurso público convocando para posse; a nomeação, demissão e exoneração de servidor efetivo, celetista, temporário ou comissionado; os despachos em processos, e outras determinações ou decisões referentes a pessoal como lotação, cedência, licença, promoção, progressão, reintegração, readaptação, aproveitamento, recondução, transferência, aposentadoria e concessões diversas; ato de nomeação de comissão de sindicância, inclusive com o objeto a ser sindicado, e outras diversas, e os avisos e matérias diversas com caráter informativo, educativo e de orientação social.

Tramitação

O projeto de lei teve parecer favorável por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça no último dia 4, e será apreciado em duas votações. Se aprovado na próxima semana seguirá para sanção do prefeito.

Notícias - Ver. Falcão - Marcos Jorge ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.