Na tarde desta quinta-feira, 11 de março, aconteceu a primeira reunião da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Covid-19, dada a gravidade da situação do município devido ao aumento de casos positivos na região. Participaram a presidente da Frente, vereadora Iara Cardoso (PDT), e o vereador Tiago Silveira (PT), que é o presidente da Comissão de Saúde.

Durante a reunião, Iara ressaltou que é preciso cobrar o Governo do Estado sobre o andamento das vacinações. “Precisamos que o Estado olhe com mais generosidade ao município, pois nossa população passa de 220 mil habitantes. Quantas doses o governo do Estado enviou para Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Esteio e outros municípios? A Secretaria Estadual de Saúde está observando a proporcionalidade de habitantes? Quais são os critérios para as referidas remessas?” questionou a vereadora.

Dentre os objetivos, a Frente se propõe a integrar e atuar em conjunto com o Movimento já existente na Câmara, chamado “Vacina Já!”, bem como em todo e qualquer movimento à favor da aquisição e distribuição de vacinas, envio de um ofício ao governador com as demandas que são de competência do Estado e também ao Prefeito, solicitando o ingresso de um representante da Frente Parlamentar, junto ao Comitê Gestor do Município, organização de uma moção aos Presidentes da República, Câmara dos Deputados, Senado da República, Governador do RS e Assembleia Legislativa, solicitando que unam esforços para a compra e distribuição urgente de vacinas, além de propor a realização de uma audiência pública, com a participação de autoridades municipais, médicas, para tratar com a comunidade, temas referentes à aquisição de vacinas e lockdown.

Tiago Silveira salientou que as ações tomadas pelo município poderão servir de exemplo para que outros locais também assumam seus protagonismos. “Essas ações são fundamentais, pois se somarão na nossa frente. São Leopoldo, a partir dessas proposições, é pioneira e exemplo para outros municípios. Creio que com a audiência pública, neste momento, terá um grande impacto nas decisões. O movimento Vacina Já! está crescendo e todas as pessoas que já participam provavelmente vão aderir também”, afirmou.

Por fim, ficou definido que ocorrerá uma audiência pública para discutir a respeito das ações propostas pela vereadora e sobre a pandemia como um todo no município. Além disso, acontecerá a entrega de um ofício ao Comitê Gestor Municipal para o ingresso da Frente Parlamentar ao comitê.

No momento, O município possui 18 leitos de UTI Covid habilitados, cujo valor da diária é de R$ 1.600,00. O que dá um total mês de 864 mil reais, sendo que o governo do Estado está com os repasses em atraso há  mais de 90 dias. Quanto aos leitos clínicos, o Hospital Centenário conta com 31, mas teve que abrir mais 16 para acolher pacientes vindos da UPA e CAC. Até às 22:00 horas do dia 10 de março, haviam 47 pessoas internadas. Já a Upa, possui 18 leitos e até então, está com 41 internos.

Estamos trabalhando.

Cuide de quem você ama.

#QuemAmaCuida

Notícias - Ver.ª Iara Cardoso - Júlio Cêsar da Silva ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.