Diante do quadro desenfreado de casos de contaminação e óbitos, causados pelo Covid-19, que hoje vem vitimando pessoas de várias faixas etárias, a vereadora IARA CARDOSO, que também é presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento da COVID-19, realizou nesta segunda-feira, dia 15, Audiência Pública para discutir a situação em nosso município.

Na abertura do encontro, a vereadora fez questão de fazer um reconhecimento aos profissionais da saúde que enfrentam diariamente e incansavelmente o drama de diversos pacientes.

Através de um vídeo, o Dr. David de Souza Mendes, médico da enfermaria Covid do Hospital Centenário, relatou as dificuldades de equipamentos e de recursos humanos para atender a população. “Estamos recebendo pacientes jovens com mais de 50% de comprometimento. Não temos leitos de UTI, não temos ventiladores, sendo assim, não conseguimos oferecer os cuidados que esses pacientes precisam. A situação é muito complicada, os médicos e as equipes de enfermagem estão exaustos, trabalhando 24 ou 36hs de forma direta”,  desabafa doutor David.

Em outro vídeo, o Infectologista do Hospital Centenário, Dr. Breno Milman, destacou que a maneira de controlar o Covid-19, é minimizar a dispersão dos vetores do vírus, ou seja, significa evitar o contato entre as pessoas, pois os seres humanos são o principal vetor de transmissão da doença. “O sistema de saúde em nosso município está colapsado, estamos trabalhando de forma saturada e, permanentemente, com super  lotação em nossos hospitais, por isso, precisamos de um censo comum por parte de toda a comunidade”, adverte Breno.

Marcel Frison, Secretário de Saúde do Município destacou que a nova fase do vírus ataca diversos grupos de pessoas, além de ser mais contagioso e letal, por isso devemos prevenir para que as pessoas não fiquem doentes. “Enquanto não chegar a vacina só o distanciamento social pode evitar o pior”, lamenta Frison. “Hoje não existem recursos humanos pra abrir mais leitos de UTIs”, finaliza o secretário.

Em seu pronunciamento, a presidente da Fundação Hospital Centenário, Lilian Michele Silva, fez um relato de todas as medidas tomadas junto à casa de saúde, desde o início da pandemia até hoje. Em se tratando da segunda onda do Coranavirus, Lilian comenta que a demanda é bem maior, pois atinge pacientes mais jovens com comprometimento mais graves. “Hoje existe uma falta de empatia, por parte da população em relação ao distanciamento social, e isso, prejudica em muito a nossa situação”, lamenta Lilian.

O médico pneumologista, ex-vereador e ex-gestor de saúde no Município, Dr. João Deodato Lunardi, convidado para Audiência Pública, destacou a facilidade de transmissão desta nova cepa do Coronavírus. “Para evitarmos o pior precisamos da conscientização da população no que diz respeito ao isolamento social” enfatiza Lunardi, de que “diante da situação em que estamos e pela localização de nosso Município em relação à Região metropolitana, defendo um isolamento de forma regional”, finalizou Lunardi.

Ao final da audiência, a vereadora Iara Cardoso, lembrou que a Frente Parlamentar de Enfrentamento a Covid-19, é um instrumento de acompanhamento, de sugestões e proposições acerca de todos os temas relacionados à pandemia: “A frente, que é formada pelos vereadores e vereadoras do legislativo municipal, quer estar sempre presente, auxiliando o governo municipal nas melhores medidas de combate a transmissão do vírus, acolhendo e orientando toda comunidade a fazer a travessia deste momento tão difícil”, finaliza Iara.

A Audiência Pública foi realizada de forma virtual através do canal da Câmara de vereadores de São Leopoldo, no Youtube. Interessados em ver os detalhes da Audiência Pública podem acessar o canal.

Notícias - Ver.ª Iara Cardoso - Alvaro Groth ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.