O vereador Lemos (PSB) protocolou nesta quinta-feira, 18, indicação sugerindo a criação de um programa de doação de alimentos e lei de auxílio emergencial pelo governo municipal (Exp. n° 0332). O objetivo é que o Executivo analise, estude a viabilidade de elaborar projetos de leis ou programas sociais com abertura de crédito suplementar para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade.

Primeiro seria a instituição pelo governo municipal, por meio de lei ou programa social, de possibilidade de doação de alimentos não perecíveis nos locais de vacinação por drive-through, a ser destinada à Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, para que possa, junto ao CRAS de cada região, distribuir respectivos donativos às famílias carentes. Naturalmente, doação voluntária daquele que venha a se solidarizar com muitos de nossos munícipes que se encontram em situação de miséria ou quase isso.

Também, o vereador Lemos sugere a criação de um auxílio emergencial de três ou seis meses para as famílias devidamente cadastradas no CRAS e que recebem bolsa família. Para ser determinado o referido benefício, se faz necessária a observância da quantia percebida no bolsa família. Ainda, será considerada a quantidade de filhos de cada família. A medida pode ser adotada com abertura de créditos suplementares a ser apreciado pelo Legislativo.

Como justificativa é de se considerar a falta de medida adotada pelo governo federal na continuação do auxílio emergencial para atender estas famílias, que está suspenso desde dezembro do ano passado.

Lemos faz estas sugestões ao Executivo, claro, diante da gravidade atual da disseminação da pandemia do coronavírus, situação que se estende sem visualizarmos uma chance de término nos próximos meses, pelo menos.    Quanto à cooperação de leopoldenses com doações, acredita que o ato não será prejudicial às pessoas que estiverem em condições de levar o quilo de alimento, algo que não vá lhes faltar em casa, de forma voluntária e solidária. “Sabemos que é alto o número de famílias necessitadas em nossa cidade, o que prevalece há anos. Pois, com a pandemia, a situação chegou a níveis incalculáveis. Pais e mães perderam empregos, o trabalho na informalidade mal está dando para a subsistência, quando dá. Um pequeno gesto de nossa população, aqueles que tiverem condições de doar, é óbvio, será de enorme valia para quem realmente precisa”, finaliza o vereador, buscando a solidariedade dos leopoldenses em um momento tão difícil nesta luta contra a pandemia.

 

Notícias - Ver. Alessandro Camilo da Silva - Alvaro Groth ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.