A Câmara Municipal de São Leopoldo realizou na manhã da última quinta-feira, 5, uma Audiência Pública para debater o Projeto de Lei 072/2021, de autoria do poder Executivo, sobre o Plano Plurianual (2022-2025). A conversa, conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento, Economia e Planejamento, vereador Rafael Souza (PDT), expôs o planejamento da gestão municipal para os próximos quatro anos. 

Rafael parabenizou a organização das contas públicas no trabalho desenvolvido pelo governo no PPA. “Prever os gastos para uma cidade para os próximos quatro anos não é fácil, ainda mais neste momento em que vivemos, com uma desorganização enorme e a falta de planejamento econômico por parte do Governo Federal, em que não há segurança e dificulta qualquer plano estratégico de investimento, de ação, de projeto”, pontua. 

No PPA, previsto pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica do município, são definidas as prioridades, os objetivos, programas, ações e metas da administração pública. Segundo a secretária do Orçamento Participativo, Angélica Severo, o Plano é fruto de uma discussão ampla com a sociedade leopoldense. “Mesmo com a pandemia e todas as restrições que tivemos, conseguimos fazer este processo todo de forma online e justamente por isso, tivemos muitas experiências diferentes em relação à participação da comunidade. Conversamos com muitas mães, que muito provavelmente não participaram de forma presencial pois estavam em casa atendendo seus filhos, muitos jovens, muitas crianças. Tivemos a participação de entidades, de todas as associações de moradores ativas na cidade”, ressalta, salientando que a população indicou mais de 250 sugestões para investimento em diferentes áreas. 

A presidenta do Legislativo, vereadora Ana Affonso (PT), destacou que a participação popular foi essencial nessa construção, pois dela surgiram muitas ideias. “Nós, enquanto Casa Legislativa, vamos garantir que as opiniões trazidas pela comunidade sejam respeitadas e validadas. É um grande desafio estar planejando financeiramente a cidade em meio a pandemia e este PPA dá indicativos e nós, enquanto cidade, vamos cobrar que haja crescimento e investimento nas áreas mais afetadas”, comenta. 

Por fim, o secretário da Fazenda, Eduardo Petters, enfatizou pontos importantes do Plano, em especial sobre o eixo do desenvolvimento social. “Este processo do PPA foi bem interessante, pois tivemos que prever o que é esperado para os próximos quatro anos, até 2025, em que, devido a questão da pandemia, o cenário é de extrema instabilidade”, diz. 

O Projeto de Lei será votado em duas Sessões Extraordinárias, previstas para os dias 11 e 12 de agosto, devido ao prazo regimental. Para conferir a Audiência completa é só acessar https://www.youtube.com/watch?v=w3SaY6H2q_Q&t=2189s

 

Texto e foto: Patrícia Wisnieski – Estagiária de Jornalismo/CMSL

Notícias - Mesa Diretora - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.