A Câmara Municipal de São Leopoldo promoveu na manhã de hoje, dia 9, uma Audiência Pública para debater políticas públicas de atendimento à população diagnosticada com Transtorno Espectro Autista (TEA). Autoridades e representantes locais estiveram presentes, além de pais e mães de autistas, que expuseram as dificuldades enfrentadas diariamente.

De acordo com a proponente do debate e presidenta da Comissão de Direitos Humanos, vereadora Nadir Jesus (PT), faltam políticas de atenção e inclusão às pessoas diagnosticadas com TEA.  

“Quando nós não temos um governo que incentiva políticas públicas para esta comunidade tudo fica mais difícil. A não realização do Censo Demográfico do Brasil 2020, por exemplo, prejudica a construção destas políticas. Como vamos criar e fazer políticas públicas baseadas em dados de dez anos atrás?”, questiona. 

Para o secretário da Saúde, Marcel Frison, a iniciativa de debater o assunto é de grande importância e de extremo interesse da pasta. “É preciso reconhecer que no âmbito dos governos, em geral, este é um tema pouco tratado. Não há nenhuma linha federal que viabilize programas que enfrentam a questão do autismo e, por isto, não há recursos e sem recursos não há políticas públicas”, destaca. 

A representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Sônia Lessa, enfatizou que a instituição tem trabalhado com o apoio às famílias e a conscientização sobre o autismo. “O nosso Grupo de Pais de Autistas ressaltou que deve haver uma maior fiscalização da lei que obriga os estabelecimentos públicos a usarem o símbolo do autismo para atendimento prioritário, porque o comportamento destas pessoas é imprevisível e muitas vezes incompreendido”, aponta. O grupo apresentou uma série de sugestões para amenizar a carência de políticas específicas. 

Participaram também do evento os vereadores Rafael Souza (PDT), Brasil Oliveira (PSD) e Tiago Silveira (PT), as Conselheiras Tutelares Loreni Goes e Leticia Muniz, representantes dos Gabinetes dos vereadores Falcão (MDB), Tarzan Côrrea (PRB) e Gabriel Dias (Cidadania), e as instituições Vida Nova, Isaura Maia - Casa da Jéssica, Pandorga, AMA e CAPS Infanto-Juvenil Aquarela. O vídeo da audiência está disponível na íntegra no canal da Câmara de Vereadores no Youtube.

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária da Câmara
Supervisão: Eduarda Rocha/CMSL – Jornalista MTB 0020411/RS
Foto: Eduarda Rocha/CMSL

[Desativado] Notícias - Ver.ª Nadir Jesus - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.