A Câmara Municipal de São Leopoldo aprovou na Sessão Ordinária desta quinta-feira, dia 2, o Projeto de Lei 075/2021, que dispõe sobre a contratação de crédito para a construção de uma nova sede para a segurança pública. O Expediente, que agora segue para a sanção do prefeito Ary Vanazzi, teve dez votos favoráveis e dois contrários. 

De autoria do Poder Executivo, o projeto prevê a contratação de até R$ 7 milhões em empréstimo com o BADESUL, tendo como justificativa a falta de estrutura da atual sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) e da Guarda Civil Municipal (GCM), que é alugada e não comporta a necessidade de trabalho da instituição.  

Na primeira votação, a presidenta da Casa, vereadora Ana Affonso (PT), se manifestou de forma favorável ao Projeto, ressaltando que apesar de não votar, ela defende a iniciativa. “O Governo Municipal está aproveitando uma oportunidade, através do programa ‘cidades mais seguras’, para que haja qualificação dos serviços prestados. Se a GCM já presta um serviço, tem uma identidade, uma caminhada, constituiu a sua força e tem uma presença na cidade, agora ela terá espaço”, pontuou. 

Também na semana passada, o Diretor de Planejamento Estratégico da Guarda Municipal, José Carlos Pedrozo, pediu a compreensão e o apoio dos vereadores no projeto. “Hoje a Guarda Municipal e a Secretaria de Segurança estão buscando ter sua casa própria. Atualmente, nós vivemos de aluguel e já fomos de um lugar para outro, tentando se adequar da melhor forma possível dentro do crescimento da guarnição. Hoje, o prédio da GCM está numa situação precária e nós queremos evoluir, pensando no futuro, com um local adequado, que traga dignidade, segurança e conforto para prestar o melhor serviço possível para a comunidade leopoldense”, enfatizou. 

Já na segunda votação, o líder do governo na Câmara, vereador Rafael Souza (PDT), ressaltou que a contratação de empréstimo nunca é a melhor escolha, mas é a opção viável para conseguir realizar a obra. “Vamos dar uma estrutura digna para os servidores, qualificar o serviço público para que o cidadão tenha acesso a uma estrutura digna e também gerar uma economia enorme com o fim do aluguel”, disse. 

O presidente da Comissão de Segurança do Legislativo, vereador Falcão (MDB), declarou também que não concorda com o empréstimo, mas que é favorável ao projeto pela sua importância.

“Atualmente o prédio da segurança é totalmente insalubre, então, justamente por conhecer a importância do trabalho da segurança e por ter recebido hoje detalhes deste projeto, eu sou favorável a ele, mas a minha fiscalização da obra será rígida", salientou. Os relatos completos do debate estão disponíveis nos canais oficiais da Câmara, no Youtube e no Facebook, para quem quiser conferir. 

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária de Jornalismo/CMSL
Supervisão: Eduarda Rocha/CMSL
Foto: Eduarda Rocha/CMSL

Notícias - Mesa Diretora - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.