A noite de quarta-feira (27) foi marcada pelo encerramento da campanha Outubro Rosa na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Promovida pela bancada das mulheres do Legislativo, uma transmissão ao vivo levou informação, conteúdos de prevenção e relatos de quem já superou a doença.

Conduzida pela presidenta da Casa Ana Affonso (PT), o evento contou com a presença das vereadoras Nadir Jesus (PT) e Iara Cardoso (PDT), além de convidadas que representaram as entidades que atuam no combate ao câncer de mama. “Esta é uma noite em que queremos levar à comunidade todas as informações do âmbito da saúde da mulher. A campanha é de extrema importância e a conscientização pode sim salvar vidas. Como vereadoras e representantes das mulheres aqui na Câmara, preparamos esta live para mostrar a importância das políticas de combate à doença e também mostrar a experiência de mulheres que venceram, que superaram o câncer”, salientou.

Entre as convidadas que participaram do evento, esteve a psicóloga e participante do grupo Força Rosa, Dóris Haar Flores, que trouxe uma reflexão importante sobre o cuidado também com a saúde mental durante o período de tratamento. “Quando uma mulher descobre a doença, uma série de incertezas, de inseguranças também são descobertas. Infelizmente muitas mulheres acabam abandonadas, sem o acolhimento e o apoio familiar. Isso acaba prejudicando o tratamento, inclusive afetando drasticamente a imunidade destas mulheres. É preciso conversar cada vez mais sobre e ampará-las”, enfatizou.

Segundo a vereadora Iara Cardoso, a procuradoria da mulher do Legislativo também faz uma relação entre o câncer de mama e a violência doméstica. “O stress, a depressão, estas coisas se relacionam com o câncer de mama. Atendemos aqui na procuradoria três casos em que a mulher estava em tratamento e era vítima de violência. Havia uma relação muito direta neste sentido. São temas que se correlacionam”, destacou.

Já a enfermeira do Hospital Centenário, Fernanda Estrela, abordou a atenção que o poder público dá aos atendimentos de saúde referentes aos exames. “Provoco as vereadoras para que levem adiante estas informações e tragam cada vez mais este assunto até a Câmara de Vereadores. Essa união feminina aqui pode criar uma proposta de atendimento à noite para que as mulheres possam fazer os exames de rotina, de consultas”, solicitou.

Convidado a participar do debate, o vereador Tiago Silveira (PT), anunciou durante a transmissão que irá até Brasília em busca de um mamógrafo para a rede de saúde municipal. “Estou indo a Brasília para solicitar emendas que possam custear a vinda de um aparelho como este. Isso vai dar uma outra qualidade na perspectiva de rastreio do câncer de mama e principalmente de mais qualidade”, anunciou.

Além destes, também participaram do evento as cantoras Luisa Gonçalves e Vivian Vaz, a representante da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Sônia Garcez, e a diretora da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Suelen Gonçalves. O vídeo completo para a transmissão do evento está disponível nos canais da TV Câmara no Facebook e Youtube.

Texto: Eduarda Rocha/CMSL
Fotos: Bruno Pereira/CMSL

 

Notícias - Mesa Diretora - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.