Na Sessão Ordinária desta quinta-feira, 18, A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 123, de autoria do Executivo, que destina R$ 7.687.866,45 milhões para a compra de equipamentos e material de informática para as escolas de São Leopoldo. O valor é resultado da redução de dotações com menor utilização e pelo excesso de arrecadação, calculado até outubro de 2021, no recurso de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

“Este recurso é fruto do período em que as escolas estiveram fechadas por conta da pandemia de Covid-19. Assim, houve uma sobra de valores que serão investidos pelo município na aquisição de equipamentos de tecnologia”, explica a presidenta da Câmara Municipal, vereadora Ana Affonso (PT).

Ela destaca ainda, que o projeto permite que sejam adquiridas lousas digitais e chromebooks para as instituições da rede municipal, além de equipamentos pedagógicos para a Educação Infantil. “Este projeto beneficia muito a qualidade da educação. É muito importante pois vai deixar as nossas escolas conectadas com a tecnologia e a inovação”, destaca a vereadora e presidenta do Legislativo.

O recurso também prevê a construção de quadras esportivas cobertas nas escolas que ainda não foram contempladas. O Projeto de Lei com as especificações sobre o destino dos valores está disponível na íntegra no site da Câmara de Vereadores de São Leopoldo.

Município também vai conceder área para a construção de uma Capela - O Projeto de Lei nº 121 que desafeta e concede uma área junto ao Loteamento Santa Bárbara para a Mitra da Diocese de Novo Hamburgo também recebeu aprovação unânime da Casa Legislativa. Com autoria do Executivo, a concessão da área tem o objetivo de desenvolver ações de preservação do meio ambiente na Área de Preservação Permanente (APP), assim como, para a construção da Capela da Comunidade Santa Bárbara.

De acordo com a justificativa do texto, o espaço servirá para o fortalecimento de vínculos e práticas religiosas. “Com a concessão, a comunidade assume a responsabilidade de permanecer zelando pela proteção das áreas, bem como, a desenvolver um projeto de preservação envolvendo todos os moradores. Além disso, o espaço comunitário estará à disposição para a construção de práticas solidárias e promotoras de cidadania”, elucida o documento.

Durante a votação, lideranças religiosas do município estiveram presentes, entre elas o padre da Igreja Católica Edson André Cunha Thomassim, conhecido como Padre Edinho. Em sua manifestação na tribuna municipal concedida pelos parlamentares, o sacerdote ressaltou que existe um compromisso da comunidade católica do Loteamento Santa Bárbara mais do que devocional como também para o cuidado com a área ambiental.

“Entendemos que aquele pequeno manancial naquela área de preservação é também um espaço sagrado para nós. Nosso compromisso é com toda a comunidade neste sentido, pois queremos sim o espaço de espiritualidade e de fé, mas a responsabilidade com área de meio ambiente também é para nós um apelo evangélico”, explicou.

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária de Jornalismo/CMSL
Supervisão e Foto: Eduarda Rocha/CMSL

Notícias - Mesa Diretora - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.