No sábado, 20 de novembro, ocorreu uma ação de conscientização do câncer de próstata na esquina das ruas Independência e Conceição. A iniciativa do ato partiu do vereador, Fabiano Haubert (PDT) juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) e com a Fundação Hospital Centenário.

A ação contou com a Unidade Móvel de saúde que disponibilizou atendimento médico e encaminhamentos de exames via SUS (caso necessário) para as mais de 60 pessoas atendidas. “Hoje estamos aqui em uma atividade junto a equipe do Hospital Centenário para ajudar na conscientização sobre o câncer de próstata, para que a população procure atendimento com proctologistas e façam os exames necessários, pois essa doença  atinge mais de 65 mil pessoas por ano no nosso país, é por isso que essa e outras ações do Novembro Azul se tornam tão importantes para a saúde masculina. Câncer é algo sério e precisa ser prevenido”, disse o vereador, Fabiano Haubert.

Ao ser questionado sobre a conscientização que o Novembro Azul faz o funcionário público de 56 anos, Giovani Souza disse “Os homens tem que tomar isso com muita seriedade quebrando todos os preconceitos que foram construídos desde a nossa infância, nós precisamos ter esse cuidado com nós mesmos, porque com o diagnóstico precoce as chances de cura aumentam em 90%”.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. Estiveram presentes também na ação, o secretário municipal da saúde, Marcel Frison; o secretário municipal de desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, Juliano Maciel; a diretora do Hospital Centenário, Lilian Silva, além de representações da sociedade civil.

Notícias - Ver. Fabiano Haubert - Júlio Cêsar da Silva ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.