A presidenta da Câmara Municipal de São Leopoldo, vereadora Ana Affonso (PT), participou da cerimônia de posse da primeira mulher negra eleita para o Legislativo na cidade de Esteio, vereadora Vera Lucia Tita (PT). A solenidade aconteceu na última terça-feira, dia 23, e marca um novo momento para as mulheres negras do município, que contam com uma representação dentro do poder público pelos próximos dias.

De acordo com Ana, além de fazer história ocupando este espaço, Tita simboliza a luta das mulheres, da cultura, da juventude e, principalmente, do povo negro. “Este é um momento muito importante e representativo. Sabemos as dificuldades em eleger uma mulher, pois ainda vivemos em uma sociedade machista, e quando somamos a isso a questão da raça, os obstáculos que resultam do racismo e do preconceito tornam isto quase impossível de acontecer. A posse da Tita é resultado da luta, da resistência e da necessidade de colocar a mulher negra dentro dos espaços políticos", pontua.

Para a presidenta, participar de um momento como este foi gratificante. “Isso enche os nossos corações de esperança e demonstra o quanto o nosso trabalho e a nossa luta não são em vão. A população negra de Esteio agora será de fato representada no poder público e pautada nas políticas do município”, destaca Ana.

A posse da vereadora Vera Tita faz parte da programação da Semana da Consciência Negra de Esteio e visa dar representatividade à luta do povo negro na cidade. ““Não foi fácil chegar aqui, foi tão difícil que o mandato ainda não é nosso, mas do nosso colega, porém é um começo necessário e muito importante para todos nós”, afirmou Tita.

A parlamentar é a segunda suplente do PT no município, eleita com mais de 600 votos, e, inicialmente, seu mandato vai até o próximo dia 26, período de licença do vereador titular, Gilmar Rinaldi

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária de Jornalismo/CMSL
Supervisão e foto: Eduarda Rocha/CMSL

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.