Na noite desta quarta-feira, dia 24, mais de 150 pessoas participaram do bate-papo sobre violência política de gênero com a ex-Deputada federal, Manuela D'ávila. Com a presença da presidenta da Câmara de Vereadores Ana Affonso (PT), vereadora Nadir Jesus (PT) e também da secretária de Direitos Humanos, Paulete Souto, o debate contou com relatos importantes de situações constrangedoras ou de intimidação pelo cargo exercido na política.

O evento aconteceu no Teatro Municipal e marcou o lançamento do livro “Sempre foi sobre nós” para a comunidade leopoldense. “Quando fui escrever o livro, parecia um diário pessoal sobre as situações de violência que vivi por estar na política. Foi então que me dei conta de que estas histórias não eram sobre a minha vida, eram sobre todas nós”, destacou Manuela.

A publicação reúne relatos de violências sofridas por políticas brasileiras como a ex-presidente Dilma Rousseff, Benedita da Silva, Maria do Rosário, entre outras. O intuito é demonstrar que os ataques vivenciados por elas sempre tiveram o objetivo de afastar as mulheres dos espaços políticos para que as decisões continuassem pertencendo aos homens.

“O ódio transformado na violência política que faz com que muitas mulheres não queiram estar nestes espaços, porque entendem que este não é um lugar pra elas. Queremos transformar esta realidade e reconhecer que o lugar da mulher é sim onde ela quiser. Embora este termo seja tão usado nos últimos tempos, ainda estamos longe de conquistar de fato a igualdade de poder estar presente nestes espaços”, comentou Ana.

De acordo com a vereadora Nadir Jesus, apesar da violência afetar todas as mulheres, ainda é necessário fazer o recorte da desigualdade racial existente na sociedade brasileira. “Se para as mulheres brancas já existe este fenômeno, imaginem então para as mulheres negras como é estar no ambiente político. Hoje, depois de 175 anos, eu sou a primeira a sentar em uma cadeira no Legislativo. Nós mulheres negras fomos retiradas de todos os setores de poder da sociedade, os olhares que recebo quando vou a alguns lugares é um olhar que uma mulher branca jamais receberá”, enfatizou.

Após o bate-papo, o público participou de uma sessão de autógrafos com Manuela D`ávila. A transmissão do evento está disponível na íntegra no Facebook da vereadora Ana Affonso.

Texto: Patrícia Wisnieski e Eduarda Rocha/CMSL
Fotos: Bruno Pereira/CMSL

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.