Já no começo do segundo ano como parlamentar em São Leopoldo, o vereador Falcão (MDB) decidiu transformar uma ação pontual em um programa permanente do seu mandato. Para isso criou o Projeto Falcão na Praça, que tem o objetivo de revitalizar esses espaços públicos e auxiliar na recuperação e reocupação deles pelas famílias.
No ano passado, Falcão conseguiu auxiliar a comunidade a transformar um espaço ocioso em frente ao campo do São Cristóvão, no Campestre, em uma praça de brinquedos. “A comunidade pegou junto conosco e com o apoio da Semurb conseguimos transformar aquele espaço em um ponto de encontro da família com lazer para as crianças”, ressalta o vereador.

NOVA QUADRA DE AREIA NA PRAÇA
Este ano, a primeira ação foi resgatar uma quadra de areia na Feitoria, conhecida como Praça Cinco ou Praça do Skate. “O local estava já um pouco esquecido. Tudo que fizemos foi garantir a renovação da areia do local, com material vindo da praia, e usamos a mão de obra da própria comunidade para espalhar uma nova carga e montar uma rede de vôlei de areia”, salienta Falcão. Ele explica que novamente houve o apoio da Semurb, que realizou também a roçada, capina, poda e toda a limpeza da área de toda a praça.

BRINQUEDOS REVITALIZADOS
Nesta semana, o Projeto Falcão na Praça está dando continuidade à revitalização da Praça da Avenida Maria Emília de Paula, no Jardim das Acácias, na Feitoria. Após as madeiras quebradas dos brinquedos serem trocadas, a equipe de trabalho deu nova vida e cores com pintura em toda a estrutura. “Depois de um ano pandêmico, a renovação dos espaços de lazer permite que as crianças possam retomar o contato com o mundo fora de casa e de uma forma divertida”, destaca o vereador.

PRÓXIMA AÇÃO DO PROJETO
Depois da São Cristóvão e Feitoria, a próxima atenção especial do Projeto Falcão na Praça será dada ao São João Batista, bairro vizinho da Vicentina e que faz limite com Sapucaia do Sul. Pedido antigo da comunidade, o local tem mato alto, muitos brinquedos quebrados que oferecem riscos às crianças e eliminam a possibilidade de lazer. “Eu tive lá e ouvi de perto mais um pedido dos moradores que há anos pedem uma atenção do Executivo para o seu bairro e são esquecidos”, conta.

25 PEDIDOS DE REVITALIZAÇÃO
Atualmente, São Leopoldo possui cerca de 120 praças. Desde o início do mandato, Falcão já encaminhou 25 pedidos de providências desses locais e defende que eles são fundamentais para a retomada da vida normal, pós pandemia, promovendo o lazer e sociabilização das famílias.

Notícias - Ver. Falcão - Marcos Jorge ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.