No final de novembro do ano passado, o vereador Falcão (MDB) registrou Notícia Fato no Ministério Público relatando a falta de médicos pediatras no prontoatendimento do Centro de Saúde Feitoria, e a ausência de neuropediatras na rede de saúde municipal de São Leopoldo. A resposta chegou só agora e segundo o vereador ainda deixa a população desamparada.

"Não ter médicos que atendam crianças no bairro mais populoso de São Leopoldo, obrigando que se desloquem até o outro lado da cidade traz transtorno à população e é um profundo descaso com a saúde pública da nossa cidade, sem falar sobre a necessidade emergencial de neuropediatras em toda a rede.", enfatiza Falcão.

No dia 7 de dezembro, o promotor de Justiça, Ioannis Fedrizzi Petalas, da 2ª Promotoria Cível de São Leopoldo, deu prazo de 30 dias para que o Executivo desse uma resposta. Em documento assinado na sexta-feira, 8 de fevereiro, a assessora jurídica da Secretaria de Administração da Prefeitura, Angélica Nery, justifica que a rede conta com serviço de neuropediatra, inclusive com parceria da Unisinos, porém, assumiu que em 2020, a Secretaria ficou sem este especialista, por quase todo o ano gerando uma fila de espera de mais de mil crianças e que atualmente a equipe já atende 90 consultas por mês, administrando uma fila de de 213 crianças.

Já sobre a falta de médicos pediatras no Centro de Saude Feitoria, Nery informou que a rede contava com três pediatras plantonistas (servidores concursados) – que foram remanejados para as UBS´s a fim de otimizar e ampliar os atendimentos da rede, e que o último certame não teve profissionais interessados. Ainda segundo a assessora da Semsad, atualmente a rede conta com médicos pediatras nas Unidades de Saúde e para emergência/urgência, na UPA ou no HC. "Essas respostas não resolvem o problema. Por que não fazem contratos emergenciais?", questiona o vereador.

Notícias - Ver. Falcão - Marcos Jorge ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.