O prefeito Ary Vanazzi sancionou na segunda-feira, dia 2 de maio, três leis propostas pela vereadora Iara Cardoso (PDT).   Uma delas institui no município de São Leopoldo o dia 12 de maio para coincidir com a data mundial da fibromialgia, e o direito dos seus pacientes a utilizar as filas e vagas de estacionamento preferenciais, a identificação para esses direitos se dará por meio de cartão e adesivo expedido pelo executivo municipal, por meio de comprovação médica.

As outras leis determinam a substituição das tampas de caixas de inspeção, ralos e bueiros de ferro, bronze e cobre, furtadas, por tampas de concreto e determina também que as empresas prestadoras de serviços que usam condutores subterrâneos fiquem obrigadas a cadastrar junto à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) o local  e tipo de tampa utilizada. As leis também determinam a aplicação de medidas de prevenção e combate ao roubo, furto e receptação de tampas de caixas de inspeção de fios e cabos subterrâneos, cabos e fios metálicos, geradores, baterias, transformadores e placas metálicas no município.

"Essas três leis cumprem um papel muito importante, principalmente a questão da saúde dos pacientes que tem que diariamente lutar contra as dores insuportáveis causadas pela fibromialgia, e essa lei de reconhecimento dessa luta vai de encontro ao nosso projeto, de ampliar de 35% a 75% o atendimento médico para a nossa população. E esse outro projeto também é de suma importância, pois determina o prazo para que as empresas reponham essas tampas roubadas por tampas de concreto que além de custar menos é mais resistente e dá ao poder público maior poder de fiscalização para que possa efetuar o combate a essa rede criminosa de roubo e receptação," falou o prefeito Vanazzi.

A líder do governo na Câmara de Vereadores, vereadora Iara Cardoso (PDT) comentou sobre a importância das leis para o município "A lei da criação do dia mundial da fibromialgia é de suma importância pois não é um dia em si, mas trata-se de uma série de ações que vem em benefício de quem sofre dessa patologia e necessita de um atendimento multidisciplinar. As outras duas leis são consequência uma da outra, pois uma determina a substituição das tampas de caixas de inspeção de cobre por concreto ou qualquer outro material que seja resistente e durável e a outra e o combate ao crime de receptação e roubo de sucatas de metal que faz tão mal para a população.

Também participaram do evento o titular da Secretaria Municipal da Saúde (Semsad), Diego Pitirini e o titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Douglas Dalua.

Sobre a fibromialgia

A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

A fibromialgia é um problema bastante comum, visto em pelo menos em 5% dos pacientes que vão a um consultório de Clínica Médica e em 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de Reumatologia.

 

Foto: Roseane Caetano

Notícias - Ver.ª Iara Cardoso - Júlio Cêsar da Silva ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.