O vereador Rafa Souza, da Bancada do PDT, visita nesta semana o 50º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, no Centro de Eventos da Fiergs em Porto Alegre. Com uma vasta programação, o evento esta formatado, para proporcionar debates ricos, e produtivos sobre o saneamento básico brasileiro. O evento conta com participantes de todas as regiões do País e palestrantes especialistas nos assuntos correlatos.

Nesta terça-feira, o Vereador prestigiou a palestra do Prefeito Ary Vanazzi: “Esse congresso vai nos dar a oportunidade de refletir sobre temas estratégicos, como a universalização dos serviços de água e esgoto e o fim do congelamento do orçamento da união por 20 anos” discursou  Vanazzi referindo-se ao novo marco legal do saneamento implantado em 2020. “Temos o debate para tratar dos municípios e das companhias públicas que podem acessar recurso público para fazer investimento. Há capacidade, tecnologia, conteúdo e tem preparação para isso. Como é que o BNDES financia empresa privada e não financia prefeituras para fazer saneamento”, questionou o prefeito que na ocasião também é o presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM).

“O saneamento básico é um tema que aborda saúde, dignidade humana, qualidade industrial, produção industrial e crescimento econômico”. “As empresas públicas tem dado demonstração de que é possível universalizar o saneamento dentro do calendário, com investimento público federal e com a renda que as empresas públicas já tem” destaca o vereador Rafa Souza.

“A pandemia foi o maior exemplo de que as empresas públicas são estratégicas e fundamentais em momentos desafiadores, suprem as necessidades da população, garantidas através dos diretos fundamentais como o acesso à água potável” finalizou Rafa Souza ao fazer a defesa do saneamento público e da água pública.

[Desativado] Notícias - Ver. Rafael Souza - Júlio Cêsar da Silva ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.