Os 15 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Leopoldo foi comemorado, na noite desta segunda-feira, 13, com uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores, proposta pelo vereador Nestor Schwertner (PT). O encontro, que contou com homenagens e apresentação dos resultados do trabalho do SAMU nesses 15 anos, reuniu servidores, comunidade e autoridades da área da saúde.

O SAMU São Leopoldo foi criado em 11 de junho de 2007 e já atingiu a marca de 130 mil atendimentos à população.  De acordo com os dados apresentados pelo coordenador e responsável técnico da base do SAMU São Leopoldo, Roberto Tyska Bueno, o serviço atende 100% da área de cobertura do município e até a pandemia atendia uma média de 7 a 9 mil urgências e emergências por ano. Agora, houve um incremento, passando de 600 atendimentos mês para 1.100. Sendo que 56% desses atendimentos são clínicos, envolvendo principalmente doença cardiovascular, neurológica, problemas respiratórios e psiquiátricos, e os outros 44% são traumas.

Para o vereador Nestor, a sessão foi uma forma de homenagem e agradecimento a esses profissionais que estão sempre prontos para ajudar e salvar vidas no momento de emergência. “O SAMU é um serviço de saúde pública que funciona em sua excelência e é 100% SUS para todos os cidadãos. Precisamos enaltecer e brigar para que esse serviço continue funcionando em sua plenitude. Essa uma política pública de saúde que salva vidas”, afirmou o vereador em sua fala.

Funcionários recebem homenagem

Durante a sessão, foram entregues duas placas, sendo uma para o coordenador e responsável técnico da base do SAMU São Leopoldo, Roberto Tyska Bueno, como forma de reconhecimento ao trabalho prestado à comunidade leopoldense. A outra placa foi para a funcionária aposentada, a técnica de enfermagem Joice da Fontoura Moura.  

Também receberam homenagens na sessão, a única condutora mulher do SAMU, Jocélia de Moraes Vieira; a diretoria de Enfermagem do município, Cláudia Lindemeyer, e as técnicas de enfermagem Gisele da Rosa Vieira e Maria Rosalina do Nascimento. Os funcionários do SAMU também prestaram uma homenagem ao colega Ronaldo Darzão, que faleceu de Covid durante o período crítico da pandemia.

O secretário de Saúde, Diego Pitirini, representou o prefeito Ary Vanazzi na solenidade, que contou também com a presença da presidente da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva.

Notícias - Ver. Nestor Schwertner - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.