Com o plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo, lotado, na terça-feira, dia 14, ocorreu uma Sessão Especial em homenagem ao ex-vereador (por cinco mandatos), também ex-presidente do Legislativo, ex-diretor do Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto e ex-prefeito do nosso Município, Ary Moura, que faleceu, no último dia 05 de junho, acometido por um câncer.

 

Na ocasião, familiares, autoridades políticas e amigos subiram a tribuna para exaltar seus sentimentos, falar do legado de Ary Moura, e também contar muitas histórias vividas com o homem e político que colocava a vidas pessoas mais necessitadas à frente da sua.

 

Por várias vezes a frase “Ary Moura Vive” foi ovacionada pelos que usaram a tribuna e também pelos presentes.

 

Várias atrações artísticas e culturais fizeram parte das homenagens feita ao Ary Moura que deixou sua contribuição nestes segmentos assim como no esporte e entre outros.

 

“O Ary Moura deixou um legado muito importante para a nossa cidade e com isso também nos deixou um compromisso e responsabilidade em manter e seguir este legado” comenta emocionado o vereador Rafa Souza – PDT, que é o atual presidente do partido.

 

Histórico de Ary Moura -Ary Moura, como era conhecido, tinha 68 anos e estava lutando contra um câncer no estômago, desde 2021. Ele deixa a esposa, Maria Teresa de Castro, os filhos Carlos, Ana Carolina, Amélia, e os netos Erico e João. O velório vai ocorrer no Ginásio Municipal Celso Morbach, um dos legados que ele deixa pra Cidade.

Lutador das causas sociais, Ary Moura pautou sua vida nos interesses da sociedade. Advogado formado pela Unisinos, atuou nas mais diversas áreas do Direito, sendo reconhecidamente um homem do povo. Foi vereador em São Leopoldo por cinco mandatos.

Natural do Paraná, era um dos dez filhos do gaúcho José Moura Torres e da catarinense Maria Guellere Torres, de quem herdou a fibra, a coragem e a vontade de lutar por seus ideais.

Residia em São Leopoldo desde a década de 1970, tendo participado ativamente no desenvolvimento deste município, viabilizando a fundação da Vila Antônio Leite. Foi presidente da Associação do Bairro Santa Tereza, onde residia há mais de 40 anos. Foi um Incentivador do esporte amador, do nativismo e do carnaval leopoldense.

Com uma vida transparente, ocupou alguns cargos na Administração Pública da cidade. Esse ciclo se iniciou com ele sendo secretário de Obras do Prefeito Olímpio  Albrecht (PDT).

Fundador do PDT Nacional, do Rio Grande do Sul e de São Leopoldo, a história política de Ary Moura esteve diretamente ligada ao partido. Trabalhou incansavelmente ao longo de sua trajetória política para manter vivo o legado de Leonel Brizola, seu grande líder. Por ser fiel aos seus ideais, jamais mudou de partido.

Foi prefeito em exercício de São Leopoldo nos anos de 2007, 2011, 2017 e 2021, foi também coordenador das campanhas de Leonel Brizola e Alceu Collares, no Vale do Sinos.

Atuou como assessor do governador Alceu Collares no Palácio Piratini, entre 1991 e  1995.

Ary Moura estava no auge da sua carreira política, sendo eleito vice-prefeito na chapa com o prefeito Ary Vanazzi, tendo a oportunidade de realizar o sonho pessoal de dirigir o Semae e ainda com pretensões políticas de concorrer ao Congresso Nacional em 2022, como candidato a deputado federal, e concorrer à prefeitura de São Leopoldo, em 2024.

Familiares e assessoria, desde já, agradecem as manifestações de apoio e carinho de toda a comunidade leopoldense ao longo desse período de luta pela vida, na certeza de que o legado deixado por Ary Moura permanecerá vivo em nossa memória e em nossos corações e jamais esqueceremos da sua frase de vida pública: "Só o trabalho justifica o voto".

Foto: William Natan

[Desativado] Notícias - Ver. Adão Rambor - Júlio Cêsar da Silva ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.