As denúncias relacionadas a casos de maus-tratos de animais motivaram uma visita do presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo, vereador Marcelo Dentinho, ao titular da 2ª Delegacia de Polícia do município, delegado André Serrão. No encontro, que ocorreu na sexta-feira (17), o vereador buscou informações sobre o processo realizado a partir do recebimento das denúncias, assim como o efetivo e a estrutura disponível para atender as ocorrências, visto que a 2ª DP é a responsável por atender os casos de maus-tratos, já que é onde está instalado, desde agosto do ano passado, o Cartório de Animais. 

"Diariamente recebo mensagens e denúncias de maus-tratos, por isto, vim buscar a informação correta sobre todo o processo, assim como me colocar à disposição para contribuir de alguma forma”, afirmou Dentinho. Ainda conforme o presidente do Legislativo, “as prisões que vêm acontecendo incentivam as pessoas a denunciarem quem pratica algum mal aos animais, mas isto também gera uma demanda maior para a polícia, que historicamente sofre com falta de efetivo, por isto, vim saber como contribuir com esta essa situação”. 

Há pouco tempo como titular da 2ª DP, já que estava no comando da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, Serrão confirmou que necessita de maior efetivo para atender as ocorrências e falou sobre a parceria com a Sempa. “Realmente precisamos de maior efetivo, pois atendemos uma grande área de São Leopoldo e não conseguimos dar a celeridade que gostaríamos para atender as demandas. Quanto a causa animal, temos uma importante parceria com a Sempa, pois, para dar um flagrante, precisamos de um profissional para atestar que é um caso de maus-tratos".  O delegado ainda falou sobre uma das maiores dificuldades para realizar ações relacionadas a causa animal. “A superlotação do canil restringe nosso trabalho, pois precisamos ter um local para colocar os animais que são resgatados dos casos de maus-tratos. Quando vamos atender a uma ocorrência, não sabemos se será um ou vários animais”.

Dentinho se comprometeu a buscar apoio político junto ao Governo do Estado para que São Leopoldo receba maior efetivo policial. O presidente da Câmara de Vereadores irá se reunir com o Diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, Delegado Eduardo Hartz, também para falar sobre o efetivo do município. 

Notícias - Mesa Diretora - Paulo Henrique Machado ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.