“Os Efeitos da Reforma da Previdência na Vida das Mulheres” será tema de debate na Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo, a partir das 18 horas de sexta-feira (3/3), com a presença do senador Paulo Paim, do deputado federal Dionilso Marcon, ambos do PT, além do prefeito Ary vanazzi, da vice-prefeita Paulete Souto, e da secretária de Mulheres, Joseli Troian. A Atividade está sendo organizada pela Bancada do PT na Câmara Municipal, por meio dos vereadores Ana Affonso (PT) e Dudu Moraes (PT), e pelo Comitê Sindical e Popular Contra a Reforma da Previdência, da Região do Vale dos Sinos, lançado na noite de 22 de fevereiro, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo. 

A luta para barrar a reforma da previdência está cada vez mais forte nos municípios, nos estados e em todo país. Na manhã da última sexta-feira (24/2), foi lançada a Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Pública, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O movimento, que nasceu com o propósito de combater a proposta de Reforma da Previdência Social em tramitação no Congresso Nacional, reúne parlamentares de diversos partidos, juristas, prefeitos, federações e confederações de trabalhadores rurais e urbanos, sindicatos de servidores públicos e de trabalhadores da iniciativa privada, movimentos sociais, associações de profissionais liberais e entidades da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal. “Estamos diante de uma forte ameaça aos direitos dos trabalhadores, que transcende o patamar das disputas partidárias. A Assembleia Legislativa não fará de conta que nada está acontecendo. A Casa do Povo está se levantando contra este ataque aos brasileiros”, afirmou o presidente do Parlamento gaúcho, Edegar Pretto (PT), ao abrir o evento.

AÇÕES UNIFICADAS

A Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Pública pretende desencadear uma série de ações unificadas no Estado para denunciar o caráter da proposta do governo e pressionar a bancada federal do Rio Grande do Sul a rejeitar o projeto. A ideia é promover manifestações de ruas, como as que ocorreram nos municípios de Santa Rosa e Santa Cruz do Sul, reunindo milhares de pessoas, e formar pequenos comitês nos municípios, como os contra a carestia e pela libertação do líder sul-africano Nelson Mandela, que funcionaram no Brasil nos anos de 1970 e 1980.

Além disso, a Frente pretende estimular as Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Sul a enviarem moções de repúdio à PEC para o Congresso Nacional. “O governo Temer criou o projeto, mas são os deputados e senadores que irão aprovar ou rejeitar este verdadeiro golpe contra os trabalhadores. Precisamos fazer uma grande aliança dos trabalhadores do campo e da cidade para pressionar, de forma organizada e permanente, os deputados gaúchos”, defendeu o coordenador da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Previdência Social Rural e Urbana, Altemir Tortelli (PT).

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Nestor Bonfanti, anunciou que representantes da entidade percorrerão os gabinetes dos congressistas em Brasília e colocarão painéis nas principais rodovias gaúchas para mostrar quem votou contra e quem votou a favor da reforma da Previdência.

CARTA

No final do encontro, as lideranças aprovaram, por aclamação, uma carta em que condenam o desmonte dos direitos dos trabalhadores. O documento, que será enviado ao Congresso, afirma que “o fortalecimento da Previdência Social passa pelo combate à sonegação, às desonerações e às renúncias e pelo fim das manobras fiscais no orçamento”.

 

AGENDA


8/3   - Manifestações do Dia Internacional da Mulher. 
9/3  - Debate sobre a Reforma da Previdência e as mulheres, na Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul.
15/3 - Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência em 15 de março.

Notícias - Bancada PT - Alexandre Costa (MTB 7587/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.