O seminário “Representação Feminina na Política”, realizado na tarde desta sexta-feira (24/3), na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, lotou o plenário do legislativo municipal. O evento, que integra as atividades do mês da Mulher, contou com a participação da deputada  federal Maria do Rosário (PT). A secretaria de Políticas para Mulheres de São Leopoldo (Sepom), Joseli Troian, abriu o seminário que teve a presença da vice-prefeita, Paulete Souto e do prefeito Ary Vanazzi, além de vereadores e vereadoras, representantes de entidades civis e lideranças ligadas aos movimentos sociais.

A deputada Maria do Rosário emocionou o público ao falar da sua relação com a política e dos ataques criminosos sofridos pela sua filha, via internet. Rosário disse que entrou na política, pela vontade de transformar a sociedade, tendo como princípios os direitos humanos, e que os ataques que sua família vem sofrendo são uma demonstração do empobrecimento dos indivíduos e da própria sociedade. A deputada elogiou a administração do prefeito Ary Vanazzi e da vice-prefeita, Paulete Souto. “As mulheres são as que mais precisam que a cidade esteja atenta às políticas públicas e à participação popular. Este seminário é uma demonstração da importância das ações direcionadas às mulheres, construídas por elas e não para elas”, avaliou.

O prefeito Ary Vanazzi afirmou que é necessário ampliar os espaços de participação para as mulheres e lembrou que São Leopoldo foi o primeiro município gaúcho a criar uma Secretaria de Políticas para Mulheres, em 2005. “Uma das primeiras ações foi a criação,  em 2006, do Centro Jacobina de Referência para atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade”, disse. Já a vice-prefeita Paulete Souto falou da importância do serviço público para a garantia de direitos e qualidade de vida das mulheres. Paulete emocionou o público ao afirmar ter muito orgulho de ser uma mulher negra.

A vereadora Ana Affonso (PT) fez uma reflexão sobre as dificuldades das mulheres conquistarem os espaços públicos e mencionou a experiência que teve, como professora, quando se tornou diretora de uma grande escola, em uma comunidade de periferia, na COHAB Feitoria, e se descobriu uma “mulher de luta”, pela vivência em relação às questões sociais. “Foi através das promotoras legais populares que eu consegui adquirir essa visão de mundo e partir daí pude orientar, principalmente as mulheres mães e as inúmeras questões enfrentadas em  função das dificuldades econômicas e culturais”, explicou a vereadora. Ana Affonso disse que a realidade social destas vivências foi o que lhe levou a entrar na política. “Fazer política não é só disputar eleições, fazer política deve fazer parte do cotidiano de todas nós, nas relações familiares,  na comunidade onde vivemos. A política é positiva e temos que valorizá-la, porque é por meio da política construímos a cidadania e transformamos a sociedade”, analisou.


Participaram do seminário a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Edite Lisboa e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Antoninha Della Mea Lima. Ainda compuseram a mesa de debates, a vereadora Ana Affonso; a presidente da OAB, Rita Pavoni; representante do Conselho Estadual da Mulher Advogada, Beatriz Peruffo; a secretária nacional da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Abgail Pereira; a secretária do Orçamento Participativo, Janaína Fernandes; representantes das secretarias de Integração Social, Nadir Maria de Jesus; da Cultura, Fernanda Menine; e da Educação, Marileia Sell.

Notícias - Bancada PT - Alexandre Costa (MTB 7587/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.