O vereador Fabiano Haubert e a líder da bancada do PDT na Câmara vereadora Iara Cardoso representaram o partido na reunião na manhã de quarta-feira (14), entre uma comissão de moradores do loteamento Cerâmica Anita, com o secretário de Habitação Nelson Spolaor. O encontro serviu para os moradores iniciaram as tratativas com o governo sobre a possível permanência no local, uma vez que já receberam a notificação de desocupação da área que seria utilizada para a construção da Praça da Juventude.
Líder do grupo, Cleusa Lagemann explicou que no início 189 famílias ocuparam o local, porém com o passar do tempo muitas delas abandonaram seus terrenos, hoje restando um total de 60 famílias. ‘‘Nos precisamos de um local para construir nossas casas, não queremos nada de graça. Até surgiu uma hipótese de adquirirmos uma área no Carioca por cerca de R$ 500 mil, porém o governo passado não deu prosseguimento nas negociações’’, lembra.
Como já havia referido na sessão de terça-feira (13), em nome da bancada a vereadora Iara Cardoso voltou a propor uma mudança no uso da área. ‘‘Por ser um local público o município pode sim fazer essa negociação e resolver um problema que se arrasta nos últimos três anos’’, diz. Preocupado com as famílias, Fabiano Haubert diz que é necessário uma intermediação do município, no sentido de evitar o despejo. ‘‘Essa notificação chegou porque não foi feito nada em termos de habitação nos últimos quatro anos no município’’, relata.
Depois de ouvir as manifestações o secretário se comprometeu em buscar uma negociação com o Ministério Público e o Judiciário, para tentar reverter a ordem de desocupação. ‘‘Vamos intervir no processo e se puder construir alguma situação para regularizar a área, ou então vamos em busca de outras alternativas’’, garante.

Notícias - Bancada PDT - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.