Por mais de duas horas, Valter Pomar, dirigente nacional do PT e professor da Universidade Federal do ABC-SP, falou sobre os “100 Anos da Revolução Russa” para a plateia que lotou o plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo, durante Conferência realizada no início da noite de sexta-feira, 23 de junho. A atividade, promovida pelo mandato da vereadora Ana Affonso (PT), possibilitou aos participantes mergulharem no legado e na herança da Revolução Russa, de 1917, a partir de analogias que vão do começo do século XX, em que a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, até os dias de hoje, no próprio Brasil e nos países latinoamericanos, diante de um cenário de luta de classes.

Valter Pomar  mencionou que no período que antecedeu a revolução,  as greves de trabalhadores urbanos e rurais espalhavam-se pelo território russo. “As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma grande revolução que culminou em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho”, explicou Pomar, lembrando que  Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo, com a redistribuição de terras para os trabalhadores do campo, a nacionalização dos bancos e a estatização das fábricas, que passarão a ser administradas pelos próprios trabalhadores.

A vereadora Ana Affonso ressaltou a importância da Conferência de Valter Pomar, tanto para o conhecimento histórico quanto do ponto de vista da formação política dos militantes de esquerda.  

Notícias - Bancada PT - Alexandre Costa (MTB 7587/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.