A advogada Márcia Schwantes recebeu na noite de quarta-feira (9), a mais alta honraria da OAB Subseção São Leopoldo. Ela foi condecorada com a comenda Carlos de Souza Moraes, durante a sessão solene em homenagem ao dia do advogado proposta pelo vereador e presidente do PDT, José Ary Moura, que levou um grande público ao plenário Tancredo Neves.
Em seu pronunciamento, Ary Moura saudou os 85 anos da OAB-RS e os 65 da Subseção leopoldense e destacou o trabalho de Rita Pavoni, à frente da entidade. ‘‘É sempre um prazer recebê-la na chamada casa do povo. Digo isso porque quero ver a nossa OAB cada vez mais aqui para respaldar o trabalho desse legislativo, se necessário aconselhando o trabalho dos legisladores’’, relata.
O pedetista reforçou a importância da OAB e em especial dos advogados que asseguram o amplo direito da defesa. ‘‘É por trabalhar pela justiça que muitos profissionais muitas vezes são taxados ou vistos de forma pejorativa pela sociedade, só que esta sociedade é a mesma que clama por Justiça’’, enfatiza o vereador que destacou o artigo 5º da Constituição, o qual assegura o direito à ampla defesa.
Segundo Ary Moura a existência desta proteção constitucional leva a crer que qualquer pessoa ofendida, utilizando-se dos meios e recursos peculiares, terá o direito de se defender. ‘‘Não poderemos de maneira alguma pensar em uma justiça pessoal e que atenda apenas uma parcela da sociedade. Nesse sentido vejo que a OAB tem se posicionado de forma firme e forte nas mais diversas questões do país. A OAB deve seguir com esse propósito de defender os princípios constitucionais e em especial que atenda os anseios da nossa população’’, reforça.
Ary Moura ainda lembrou da trajetória de Carlos de Souza Moraes, que dá nome a comenda. Advogado e escritor, Moraes foi ex-prefeito entre setembro de 1944 e janeiro de 1945 e entre agosto de 1946 e agosto de 1947, presidente da OAB de São Leopoldo na Gestão 1969-1970, sendo declarado cidadão leopoldense em abril de 1974. ‘‘Sem dúvida, Leandro Hilbk, seu avô foi um respeitado profissional, por isso não teria melhor nome para dar a essa comenda’’, diz.
Líder da bancada do PDT, Iara Cardoso, destacou a crise que o país enfrenta e vê a importância da OAB nesse contexto. Segundo ela, a ordem como representante do povo tem que assumir o seu papel nessa história. ‘‘Que o certificado de conclusão do direito de cada um dos colegas advogados, seja um instrumento para preservar a justiça em nosso país’’, declara. O vereador Júlio Galperim (PSD), saudou a iniciativa da sessão e disse que em 2018 quer ser o proponente.
A sessão solene contou com a participação de conselheiros da ordem, integrantes da direção local, além do vice-presidente estadual da OAB, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, do secretário-geral Rafael Braude Canterji e da secretária-geral adjunta Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira.

 

Notícias - Bancada PDT - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.