A reunião da Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo vereador Ary Moura (PDT) contou com a presença de representantes dos sindicatos dos empregados e das empresas do ramo da gastronomia no município, além de empresários do setor. A presença se deu para que o grupo se posicionasse em relação ao projeto do vereados David Pederssetti (PP), que dispõe sobre a fiscalização direta, pelo usuário, do processo de manipulação de alimentos que está em tramitação na Câmara.
Para o vereador progressista a medida atende aos interesses da população que poderá ver como estão sendo manipulados os alimentos. Ele explicou que a medida se daria com a implantação de câmeras de vídeo nas cozinhas, com monitores que seriam instalados junto ao caixa, ou então através de aberturas de vidros nas paredes das cozinhas. ‘‘Isso já existe em vários locais queremos que São Leopoldo seja pioneiro nessa inovação que será em benefício de toda a comunidade’’, declara.
Representando o Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares e a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo, Paulo Zilio solicitou o arquivamento do projeto. Para ele já existem leis que dão conta da fiscalização direta dos clientes. ‘‘Temos uma lei nacional e uma municipal, essa medida só vai implicar em mais taxas para aqueles que estão regulares. É necessário sim uma fiscalização maior naqueles que hoje praticam concorrência desleal’’, destaca.
Para o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Iran da Silva Lopes, a medida poderá causar ainda mais desemprego no setor. ‘‘Hoje enfrentamos um problema muito sério no setor e com mais esses gastos com certeza vai ocorrer o fechamento de muitos estabelecimentos e com isso irá aumentar ainda mais o desemprego’’, assegura. Vice-presidente da comissão o vereador Brasil Oliveira (PSB), propôs a inclusão de uma emenda ao projeto, que passaria a valer apenas para os novos estabelecimentos a serem regularizados no município.
O presidente da Comissão, vereador Ary Moura destacou a presença dos representantes dos sindicatos e empresários da área que querem discutir o assunto e colocou a Câmara a disposição de todos. ‘‘Esse é um passo importante para que possamos esclarecer a situação. Agora cabe a decisão aos vereadores e todos estão livres para falara com cada um dos partidos que tem representantes nessa casa legislativa para mostrar essa mesma realidade que nos colocaram aqui nesta comissão’’, enfatiza.

Notícias - Bancada PDT - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.