A sessão solene em homenagem ao Dia do Professor e da Professora, realizada na noite desta quarta-feira (25/10), na Câmara Municipal de São Leopoldo, por iniciativa da vereadora Ana Affonso (PT), foi marcada por discursos em defesa da educação, pelas críticas aos governos de Michel Temer e de José Ivo Sartori e pela emoção na entrega do Prêmio Paulo Freire Mestre Cidadão aos professores da rede municipal.

Na abertura da sessão, a vereadora Ana Affonso mencionou a votação realizada na Câmara dos Deputados e o envolvimento do presidente Michel Temer em casos de corrupção. “O golpista é do mesmo partido do Sartori, o governador que se nega a negociar com o CPERS, e o vice-prefeito na gestão anterior e o vereador que apresentou o projeto escola sem partido aqui em São Leopoldo também são do mesmo partido”, afirmou a líder do Governo Vanazzi.

Ana Affonso disse ainda que o golpe trouxe à tona conceitos conservadores, como o movimento organizado para destituir Paulo Freire como Patrono da Educação Brasileira e os projetos como o escola sem partido, que representam uma mordaça tanto para os estudantes quanto para os educadores. “Estamos revivendo tempos semelhantes aos anos da ditadura militar e esse retrocesso faz parte do projeto neoliberal que coloca a educação como mercadoria e como fonte de lucro”, argumentou a vereadora.

Já o prefeito Ary Vanazzi lembrou que o presidente Michel Temer gastou R$ 32 bilhões para comprar os deputados e desta forma se livrar da investigação pelas denúncias de corrupção. “Enquanto isso, o governo golpista reduziu o orçamento para assistência social em 98% e vendeu o pré-sal para o capital estrangeiro. O pré-sal era uma garantia do Brasil para que tivéssemos uma educação de qualidade. Eu não abro mão de denunciar essas questões e de lutar pela democracia e por uma sociedade mais justa”, justificou o prefeito.

 Também participaram  da sessão solene o secretário Municipal de Educação, Oneide Bobsin; o professor Danilo Streck, além da representante do CPERS/Sindicato; Márcia Fernandes; da representante do Conselho Municipal de Educação, Regina Urmersbach;  da representante do CEPROL, Cristiane Maria Mainardi.

Prêmio Paulo Freire Mestre Cidadão

O projeto de autoria da vereadora Ana Affonso (PT) tem como objetivo reconhecer as boas iniciativas produzidas na área da educação, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos com as turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

No total, a edição de 2017 do prêmio contou com 22 projetos inscritos, sendo 20 na categoria ensino público municipal, um na categoria ensino público estadual e um na categoria ensino privado. Participaram do Prêmio educadores das seguintes modalidades: trabalhadores em Educação Infantil,  em Educação do Ensino Fundamental Séries Iniciais (1o ao 5°), em Educação de Ensino Fundamental Séries Finais (6o ao 9o ano), do Ensino Médio, em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Especial.

 O vencedor recebeu mil reais, além do troféu. O segundo e terceiro colocados receberam medalhas. Os trabalhos inscritos na categoria ensino público estadual e ensino privado também receberam medalhas  de honra ao mérito. O Prêmio Paulo Freire Mestre Cidadão foi aprovado pelos vereadores no dia 10 de agosto e será conferido anualmente pela Câmara Municipal aos profissionais trabalhadores em educação do município.

 

Premiação:

Categoria Ensino Público Municipal

Troféu 1° lugar
EMEF Chico Xavier
Professora
Melissa da Rosa Wonghon

Troféu 2° lugar
EMEF Hohendorff
Professora
Rita de Cácia Pereira

Troféu 3° lugar
EMEF Chico Xavier
Professora
Denise Machado da Gama

Categoria Escola Privada
Troféu Honra ao Mérito
Escola Sinodal
Professora
Eliana Urmesbach

Categoria Escola Estadual
Troféu Honra ao Mérito
Escola Estadual Especial Aracy de Paula
Professora
Juçara Teresinha Denkiu

 

Veja as fotos aqui

 

Notícias - Bancada PT - Alexandre Costa (MTB 7587/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.