Em uma solenidade concorrida o prefeito Ary Vanazzi sancionou a lei 8746 de 12 de janeiro de 2018 de autoria da vereadora Iara Cardoso, líder da bancada do PDT na Câmara. Aprovada por unanimidade em dezembro passado, a lei de autoria dispõe sobre a reserva de no mínimo 10% das vagas de estágios nos órgãos da administração pública direta e indireta, para pessoas com deficiência. As primeiras contratações de estagiários serão para atuar no Semae e o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de São Leopoldo (IAPS).
De acordo com a nova normativa serão asseguradas aos estagiários com deficiência, as adaptações necessárias ao desempenho da atividade. Em seu pronunciamento o prefeito elogiou a iniciativa da vereadora que destacou que se for colocada em prática hoje estaria assegurada 60 vagas para pessoas com deficiência. Ele lembra que nos próximos 60 dias a administração municipal fará a resolução para possíveis contratações e as adequações a que a lei se refere.
O secretário de Direitos Humanos Hélio Teixeira, disse que desde o início do governo tem trabalhado pelas questões de inclusão social. ‘‘Estima-se hoje que 25% das pessoas possuem algum tipo de deficiência e o poder público precisa ficar atento. Os espaços é que são deficientes, nós que temos a deficiência de não incluir os diferentes e o governo dá um passo importante hoje. A ideia é que a iniciativa privada também possa avançar nesse sentido’’, declara.
Autora da lei a vereadora Iara Cardoso destaca que é necessário avançar para atender os anseios da vida. ‘‘A lei não é uma caridade, mas sim uma tentativa de igualar os desiguais. Muitas pessoas estão a margem da sociedade e temos que ter essa lei como um marco. Que a nossa sociedade possa crescer e quem sabe nos próximos 60 dias o município possa apresentar as primeiras contratações’’, enfatiza.
O prefeito Vanazzi destacou que por trás da lei há a compreensão de mundo, de sociedade. ‘‘Ao longo da história, as leis são direcionadas para um conjunto da sociedade e não para as minorias, este é um processo importante para a transversalidade. É um debate permanente que faz a sociedade assumir esta realidade'', disse. O presidente da Apae/São Leopoldo, Roci Ferreira elogiou a iniciativa da vereadora. ‘‘Este é um projeto que abre portas para um conjunto de mais de 300 alunos que frequentam a nossa escola, agora espero que chegue também na iniciativa privada’’, observa.
Também participaram do ato o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Armando Motta, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedetec), Rafael Souza; do Desenvolvimento Social, Angela Machado; representante da Associação de Lúpus e Outras Doenças Reumaticas do Vale dos Sinos (Alureu), Isabel Oliveira e o secretário da Associação de Fiscais Tributários, Valdeci Simão; além de representantes da sociedade civil.

 

Notícias - Bancada PDT - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.