Em sessão especial na manhã de sexta-feira (09) foi inaugurada a Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. A solenidade presidida pelo vereador Armando Motta (PRB) teve na mesa ainda a vereadora Iara Cardoso (PDT) autora do projeto de lei que instituiu a procuradoria e também a vice-prefeita Paulete Souto. A iniciativa foi saudada ainda pelas vereadoras Edite Lisboa (PSB) e Ana Affonso (PT) e também pelos vereadores David Pederssetti (PP), Fabiano Haubert (PDT) e Dudu Moraes (PT).
O presidente da Câmara voltou a destacar que a data escolhida para a entrega da sala (um dia após o Dia Internacional da Mulher) é uma maneira do poder legislativo reconhecer a importância da mulher e a necessidade do constante debate sobre seus direitos. “Sabemos que ainda é preciso avançar muito na promoção da igualdade de direitos. Esperamos que a comunidade veja na Procuradoria da Mulher um órgão capaz de atender as necessidades de nossas mulheres”.
Para a vereadora Iara Cardoso a procuradoria vai ser uma ferramenta a mais para as mulheres vítimas de agressão ou qualquer outro tipo de violência. “Vamos interagir com a rede, cartório da mulher, defensoria, enfim, seremos mais um braço da comunidade. A cada dia 13 mulheres sofrem violência e muitas vezes a prática é por alguém conhecido e até da família. Os avanços com a Lei Maria da Penha vem de encontro com nosso projeto que agora é lei. Hoje eu comemoro este espaço que teremos no legislativo de portas abertas para prestar um trabalho humanizado.”
O espaço integra as dependências do legislativo e será utilizado para atender as demandas da Procuradoria - órgão criado a partir de um projeto da vereadora Iara Cardoso (PDT) - como recebimento e encaminhamentos de denúncias, fiscalização das ações que promovam a participação da mulher na sociedade e divulgação dos direitos das mulheres.

Fotos: Wagner Pehls

Notícias - Bancada PDT - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.