A Câmara de São Leopoldo, através do Gabinete da vereadora Edite Lisboa Cigana (PSB), em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (Sepom) realiza às 19h de quarta-feira, 21 de março, no Plenário da Casa, Audiência Pública para debater o Assédio Sexual no Transporte Coletivo. A iniciativa surgiu no período em que a vereadora assumiu interinamente a Prefeitura, em dezembro de 2017, e recebeu em seu gabinete a visita da secretária do Sepom, Danusa Alhandra.

 Os inúmeros ataques de que se tem registro nos coletivos, caracterizando assédio levou a vereadora a ampliar o debate junto à população de São Leopoldo e a partir das estatísticas no país que comprovam o aumento desse tipo de violência contra as mulheres. “Precisamos fortalecer o debate para que as vítimas se sintam acolhidas e encorajadas a denunciar as situações de assédio, diminuindo o índice de mulheres vítimas de assédio no transporte público”, justifica Cigana.

A Audiência Pública contará com a explanação de profissionais que vivenciam o dia a dia de quem sofre esse tipo de constrangimento, além de abrir espaço ao público para relatos e questionamentos pertinentes ao assunto. Entre os painelistas estão a Procuradora do Município, Angelita Rosa, a representante da empresa Bilhete Eletrônico Municipal (BEM), Daiane Vieira, entre outras autoridades que irão compor a mesa oficial. Também estão sendo aguardadas as presenças de representantes da Plataforma Uber, Polícias Civil e Militar, e OAB.

Na oportunidade, a vereadora Edite Lisboa, Cigana, irá apresentar à comunidade detalhes do Projeto de Lei de sua autoria que tramita no Legislativo, que institui o programa de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Coletivo. Entre os principais objetivos do Projeto está a criação de campanhas educativas para estimular denúncias de assédio por parte das vítimas, além de ações para conscientizar a população e os passageiros dos coletivos sobre a importância do tema.

 

Notícias - Mesa Diretora - ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.