Ao fazer uso da Tribuna Livre a vereadora Iara Cardoso, líder da bancada do PDT na Câmara destacou sua preocupação com a reforma da educação proposta pelo governo federal que quer liberar até 40% da carga total do Ensino Médio para ser realizada no formato de Ensino a Distância (EAD). De acordo com a resolução que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio prevê essa nova regulamentação horária, fruto da reforma aprovada em 2017, que abriu espaço para o ensino online.
Se as novas regras forem aprovadas, qualquer conteúdo escolar presente no currículo poderá ser ministrado pela internet, e os alunos terão até dois dias de aulas por semana fora da sala. NO ano passado, após sofrer duras críticas, o Ministério da Educação recuou e excluiu a possibilidade do formato a distância para alunos privados de disciplinas obrigatórias no Ensino Fundamental. Na ocasião, justificou que houve erro em um artigo de decreto publicado no Diário Oficial da União. Com a revogação, voltou a valer a regra que permitia a oferta de EAD em casos emergenciais, como doença do aluno ou viagem ao exterior.
Segundo Iara Cardoso, se mantida essa decisão será um retrocesso para o sistema educacional do país. ‘‘A bancada do PDT quer um ensino de qualidade e o que está sendo proposto não é o adequado. Ao contrário disso temos que defender o ensino integral para assim garantir uma melhor educação a todos os brasileiros’’, justifica.

Notícias - Ver.ª Iara Cardoso - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.