Os vereadores Ary Moura, Iara Cardoso e Fabiano Haubert participaram na tarde desta quarta-feira (17) da reunião entre os taxistas leopoldenses e o secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos (SEMURB), Sandro Della Mea Lima. O encontro serviu para dar continuidade às discussões do expediente 1836, projeto de lei 829 de 2017 que tramita na casa legislativa. A proposta que dispõe sobre a regulamentação para uso intensivo das vias urbanas para exploração de atividade econômica privada de transporte individual remunerado de passageiros, já teve parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), porém foi retirado da pauta.
O encontro motivado após o uso da tribuna livre na terça-feira (16) por um dos integrantes da Comissão Juntos pela Mobilidade e Motoristas de App independentes, serviu também para os taxistas conhecerem as propostas do governo em relação as mudanças solicitadas. Bastante tranquilo em suas colocações o secretário Sandro Della Mea, deixou claro que o município irá trabalhar para a aprovação do projeto ainda este ano, em função de cobranças feitas pelo Ministério Público.
Ele não descarta a discussão com os motoristas de aplicativos e até mesmo atender uma ou outra, das mais de 30 solicitações de mudanças do projeto de lei que deve retornar ao legislativo em no máximo 15 dias. ‘‘A nossa proposta é regulamentar esse serviço e para isso vamos ouvir todos os lados, mas deixo claro que o município não vai abrir mão de algumas prerrogativas que estão estabelecidas no projeto inicial’’, destaca.
Presidente do diretório municipal do PDT, o vereador Ary Moura lamentou o fato da exposição de desinformação feita através das redes sociais em relação ao projeto. ‘‘Nós aprovamos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) porque ele é constitucional, uma vez que a lei federal propõe que a regulamentação seja feita no município. De maneira nenhuma queremos acabar com esse tipo de transporte, queremos sim regulamentar o serviço, no sentido de dar maiores garantis de segurança, tanto ao motorista como para o usuário’’, defende.
A líder da bancada no legislativo, vereadora Iara Cardoso acrescentou ainda que é importante a população ficar ciente do que está sendo discutido. ‘‘Tão logo o projeto seja finalizado ele deve ser disponibilizado para conhecimento de toda a população, não apenas das categorias’’, argumenta. Esse também é o posicionamento do vereador Fabiano Haubert, que destacou a importância de trabalhar um projeto que beneficie a todos. ‘‘Os aplicativos são uma realidade o que temos de fazer é buscar alternativas para oferecer o melhor serviço para a nossa população. Vamos acompanhar de perto essas discussões’’, finaliza.

Notícias - Bancada PDT - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.