O presidente da Câmara de Vereadores Ary Moura (PDT) saudou a parceria da Unisinos com o município de São Leopoldo. Ele participou na manhã de sexta-feira (22) da entrega da reforma da Clínica Médica C2, primeiro espaço do Hospital Centenário (HC) a receber os alunos do curso de Medicina da Universidade. A obra integra o conjunto de investimentos da universidade previstos no Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes).
Com investimentos em torno de R$ 300 mil, a reforma incluiu a readequação da estrutura da Clínica Médica C2, a recuperação do piso, reboco e pintura das paredes, a recuperação do mobiliário, das louças dos sanitários, cerâmicas e azulejos, a substituição dos bate-macas de madeira por pvc, a adaptação de sanitário para pessoas com deficiência, a recuperação do Posto de Enfermagem, e a adequação das luminárias da rede elétrica e de gás. Também foi reformada uma área para criar um espaço de ensino dentro do hospital, com mobiliário e equipamentos multimídia.
O espaço reformado inclui 16 leitos para internação de pacientes. “Hoje estamos inaugurando esse espaço que concretiza uma parceria que está acontecendo desde 2017. É um pequeno passo desse grande projeto”, destacou a presidenta da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva. O reitor da Unisinos, Padre Marcelo Fernandes de Aquino, reafirmou o compromisso da Universidade com o município. “Nós da Unisinos renovamos o nosso carinho com a cidade de São Leopoldo. O curso de Medicina é um passo adiante na entrega da nossa Universidade para o povo. É um pequeno passo, mas passo por passo, nós vamos avançando em benefícios para o povo brasileiro e de São Leopoldo”, enfatizou.
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, lembrou que a ideia do curso de Medicina teve o esforço de muitas mãos ao longo do processo e frisou que agora começamos a ter ações concretas. “Nós estamos solidificando a nossa parceira com a Universidade. Tenho certeza que a saúde de São Leopoldo se tornará referência no país inteiro nos próximos anos, tanto na questão de saúde preventiva quanto na área hospitalar”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Ary Moura só lamentou a falta de repasse dos recursos do governo estadual ao município. ‘‘Muitas das coisas que já poderíamos ter avançado estamos parado em face disso, só temos de lamentar por isso, mas esse ato de hoje é importantíssimo, só temos de parabenizar a Unisinos e essa parceria. É um novo momento para o Hospital Centenário. Mesmo na crise temos boas perspectivas’’, enfatiza.

Notícias - Bancada PDT - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.